Provérbios 3.5-6 – “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o Senhor em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas”.
No livro de Provérbios aprendemos a nos dirigir a Deus para prestar-lhe o culto que lhe é devido. Aprendemos a sabedoria prática para vivermos os relacionamentos humanos e as lições necessárias para os afazeres do dia-a-dia. Aprendemos que a fonte da sabedoria é Deus e que o temor de Deus é o princípio da sabedoria.
Quando falamos em comunhão com Deus, estamos nos referindo à necessidade de nos submetermos totalmente ao seu senhorio, de confiarmos plenamente em suas promessas. O relacionamento com Deus é a base para o nosso relacionamento com o próximo, com os irmãos.
A verdade é que os relacionamentos estão intimamente ligados. Em 1 João 4.20-21, encontramos a seguinte instrução: “Se alguém afirmar: "Eu amo a Deus", mas odiar seu irmão, é mentiroso, pois quem não ama seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ele nos deu este mandamento: Quem ama a Deus, ame também seu irmão”.
A base da nossa comunhão com Deus é a confiança. Quando esperamos confiantemente pelo Senhor e nEle confiamos, sem nos estribarmos nos nossos próprios conhecimentos, ele coloca os nossos pés sobre a rocha e firma os nossos passos nos Seus caminhos.
O Salmista fala ao nosso coração no Salmo 40.1-3: “Coloquei toda minha esperança no Senhor; ele se inclinou para mim e ouviu o meu grito de socorro. Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro. Pôs um novo cântico na minha boca, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor”.
A nossa vida passa a ter a firmeza do monte Sião que não se abala. A vida fundamentada na confiança em Deus tem condições de crescer em graça diante de Deus e dos homens. A comunhão descansa na confiança que depositamos no Senhor e por isso nos enchemos de esperança.
Reconhecer Deus em todos os nossos caminhos significa nos submetermos à Sua soberania em todas as áreas da nossa vida – família, negócios, lazer, espiritualidade. Significa buscar Deus em primeiro lugar na certeza de que as demais coisas nos serão acrescentadas. Na vida do cristão não há separação entre o sagrado e o profano. Em tudo o que somos e fazemos, Deus é o Senhor soberano e a Ele devemos prestar contas.
Dessa forma, o Senhor endireita todas as nossas veredas e nos guia por caminhos certos, sem erradas.
A prosperidade ensinada no livro de Provérbios é o resultado de vidas inteiramente submissas aos propósitos de Deus. Quando isto acontece, Ele nos guia com segurança até o alvo final das nossas vidas.