João 1.1 – “No princípio era aquele que é a Palavra. Ele estava com Deus, e era Deus”.
João, evidentemente, pretende atribuir à “Palavra” uma expressão que é aplicada “a Deus”. Os dois termos significam claramente antes da criação, antes que o mundo fosse criado, quando ainda não havia nada, o verbo já se fazia presente. O significado é: que a Palavra existia antes da criação do mundo. Isso não se fala do homem Jesus, mas daquilo que “se tornou” um homem, ou foi encarnado e morreu em nosso favor.
Qualquer pessoa com capacidade de interpretação, ainda que não instruído das verdades do cristianismo, ao ler esse texto, certamente concluirá que João tencionava ensinar que falar faz parte da natureza de Deus, isto é, Ele deseja comunicar seus pensamentos aos homens e expressar a sua vontade para as nossas vidas.
A palavra é o meio através da qual os pensamentos são expressos, é também a aplicação do termo "Verbo" que a Bíblia atribui ao Filho eterno de Deus. Isso nos leva a crer que a autoexpressão faz parte inerente da divindade e que Deus está sempre procurando falar de Si mesmo às Suas criaturas. A Bíblia inteira revela e afirma essa ideia. Deus continua falando. Não somente falou, mas continua falando. Por força de Sua própria natureza, Ele se comunica continuamente.
Uma das grandes realidades que temos que levar em conta e que, infelizmente, ficamos indiferentes a ela, é a voz de Deus neste mundo. A hipótese mais simples sobre a formação do universo, e a mais certa, é essa: "Ele falou, e tudo se fez." A razão de ser da lei natural não é outra senão a voz de Deus, imanente em Sua criação.
A Palavra que vem de Deus é o sopro divino que enche o mundo de potencialidade vital. A voz de Deus é a mais poderosa força que há na natureza, e, na realidade, a única força que atua na natureza, em que reside toda a energia pelo simples fato de que a palavra de poder foi proferida.
A palavra de Deus é viva e livre como o próprio Deus. Em João 6.36, encontramos uma afirmativa que alegra o nosso coração quanto à voz de Deus: "As palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida." A vida está encerrada nas palavras proferidas pelo Senhor para o nosso proveito e ensinamento. A Palavra é a voz de Deus presente no mundo, que revela o seu poder e a sua vontade para a humanidade.
Como são poderosas as palavras do nosso Deus. No princípio Ele falou ao nada e o nada se tornou em alguma coisa. O caos a ouviu e se fez ordem, as trevas a ouviram e se transformaram em luz. "E disse Deus... e assim se fez." Essas sentenças ocorrem em todo o relato da criação. O disse explica o assim se fez. O assim se fez é o disse, sempre que o Senhor falou se cumpriu e passou a existir.
Em nossos dias não é diferente, o Senhor continua falando ao seu povo e conduzindo a história da humanidade. O mesmo Deus que pela palavra criou todas as coisas continua agindo, verbalizando os seus desejos e vontades para as nossas vidas. Deus está aqui e está sempre falando. A voz amiga de Deus permanece ecoando em nossos corações, tratando das nossas vidas e alimentando a nossa esperança na glória vindoura. Escute a voz de Deus! Ele deseja falar com você!