“Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados”. (Hebreus 2.18)
O texto em destaque já nos informa que nem mesmo Jesus ficou isento das tentações. Contudo, nas tentações da vida, vamos poder contar com o socorro do Senhor em nossas vidas.
As áreas de tentação podem ser as mais variadas: podemos ser tentados a comer algo que não deveríamos por razões de saúde, podemos estar presos a um pensamento que nos perturba, podemos ser estimulados a falar o que não deveríamos ou a ser perigosamente envolvidos em um estilo de vida que é prejudicial e desagrada a Deus. Uma coisa é certa: todos os dias enfrentamos tentações.
Precisamos entender que, pelo fato de sermos cristãos e por servirmos a Deus fielmente, não estamos imunes a enfrentarmos as mais diversas tentações. A nossa grande esperança está em saber que contamos com o cuidado precioso do Pai.
Na realidade é impossível vivermos nesse mundo sem contar com a proteção e o cuidado de Deus. Só em Deus encontramos as saídas seguras, os refúgios necessários e a tranquilidade suficiente para aquietar o nosso coração. O cuidado do Senhor é especial para com os Seus escolhidos; é um amor tão profundo que jamais será compreendido pela mente finita do homem.
Nós sabemos que sozinhos não podemos chegar a lugar algum. É impraticável ao servo do Senhor viver sem a proteção contínua de Deus – a nossa vida é totalmente dependente dos cuidados celestiais. O Salmista nos afirma em Salmos 127.1: “Se o SENHOR não proteger a cidade, não adianta nada os guardas ficarem vigiando”. Só no Senhor devemos esperar e confiar, pois no tempo oportuno chegará o socorro de que precisamos.
Não podemos nos enganar e pensar que podemos vencer a batalha da tentação na força do nosso braço; esta é uma luta travada espiritualmente, que deve ser vencida pelo poder do nome de Jesus. O Senhor deseja que suportemos quando somos tentados e nos promete que existe uma saída para qualquer tentação, que porventura, venha nos ameaçar.
Em Tiago 1.12 encontramos a afirmativa: “Bem-aventurado aquele que suporta a tentação, porque, depois de ter sido aprovado, receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam”.
Essa é a atitude que almejamos a cada dia: a capacidade para enfrentar as diversas tentações na segurança do Senhor. Estamos certos de que venceremos cada tentação que está a nossa frente, na força que nos é concedida na Palavra de Deus e no poder sobrenatural da ação do Espírito Santo em nossas vidas.