Mateus 2.1-2 - “Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: "Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”.
O texto em destaque é cheio de significado para entendermos a necessidade de reconhecer o Rei dos reis, Jesus. Também, o Natal é tempo de celebração, de louvor, de adoração, pois nele reconhecemos o nascimento do nosso Salvador.
Adorar ao Rei significa reconhecer que é d`Ele que recebemos a Boa Nova de Deus. Ao nascer, Jesus se tornou o Emanuel, o Deus Conosco, que está sempre ao nosso lado para nos ajudar, nos conduzir e nos fazer vencedores pelo poder da Sua ação.
Precisamos colocar Jesus no centro da nossa adoração. Essa atitude requer de nós a capacidade de renunciar aos nossos desejos, anseios e ambições. Os magos fizeram uma longa viagem movidos pelo anseio de conhecer o Messias, de se renderem diante da Sua presença.
A nossa adoração deve ser um ato de entrega. É necessário o desprendimento, a renúncia, a abnegação para oferecermos o melhor que temos ao Senhor. A nossa adoração não pode ser um ato frio, sem significado e sem sentimentos. Precisamos reconhecer, com atitudes práticas, quem é o Rei dos reis.
O nascimento de Jesus trouxe consigo a certeza da alegria e do amor de Deus. Jesus fez da Sua vida um ato de amor. Jesus amou intensamente a vida e as pessoas com quem conviveu - até os mais ingratos e traiçoeiros. Esse amor reflete em nossos corações perdão, humildade, tolerância e solidariedade. É amor real e podemos desfrutá-lo integralmente quando entendemos a razão de adorar ao Rei.
O amor de Deus, revelado em Jesus, perdoa os nossos pecados, nos transforma e nos dá vida em abundância. O amor de Deus restaura a humanidade decaída, dando a esperança de um novo tempo.
Sabendo que, a adoração significa inclinar-se; prostrar-se diante de; ajoelhar-se; prestar homenagem ou reverência a alguém, seja para expressar respeito ou para suplicar. E que adorar significa uma atitude reverente que se expressa atribuindo valor ou mérito, vemos que os magos demonstraram essa atitude de exaltação a Jesus! O texto de Mateus 2.11, afirma: “Ao entrarem na casa, viram o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram. Então abriram os seus tesouros e lhe deram presentes: ouro, incenso e mirra”.
Diante dessa atitude dos magos, faz-se necessário refletirmos: qual tem sido a nossa adoração? Como temos demonstrado o nosso reconhecimento, respeito, submissão e rendição diante do Rei? O que temos oferecido a Jesus nos últimos tempos? Que o Senhor trabalhe a nossa vida para entendermos a razão de adorar ao Rei!