Atos 3.19 – “Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados”.
O nosso relacionamento com Deus passa pelo arrependimento. É impossível dizermos que temos uma vida com Deus se não tivermos a consciência do pecado e a necessidade de nos arrepender de tudo que praticamos e sabemos ferir a santidade de Deus.
A convicção de pecado é o primeiro passo para a restauração. Não há esperança de perdão e restauração enquanto você não reconhecer o seu pecado. Nós somos extremamente resistentes em assumir nossos erros e admitir nossas falhas. Geralmente, gastamos mais tempo tentando encontrar um culpado pelo que fizemos de errado do que admitindo ter falhado e que precisamos de ajuda.
É triste, mas a verdade é que, na maioria das vezes, não admitimos ter falhado e, por isso, ficamos olhando a atitude dos outros para justificar os nossos erros. Queremos julgar as pessoas para diminuir o peso dos nossos pecados. Precisamos ser honestos e parar de argumentar nossos erros e justificar nossos pecados.
O mundo vai criar todo tipo de argumento e impedimento para não reconhecermos as nossas falhas. Todos os dias, somos envolvidos em entretenimentos que nos fazem fugir da realidade e nos impedem de nos enxergar por dentro. Com esta atitude de indiferença, deixamos de reconhecer que fracassamos e que precisamos da ação de Deus em nosso viver.
Nosso problema é não conseguir olhar com verdade para nossa própria vida. O arrependimento é o reconhecimento de que você não merece nada, se não o juízo. Ao admitir o meu estado pecaminoso, buscarei em Deus a libertação e a cura de que preciso.
Precisamos ter consciência de que o problema do pecado não é só sua consequência, mas o nosso distanciamento de Deus. Sempre que pecamos, criamos um abismo entre nós e o nosso Deus. O arrependimento é o único método eficiente que será capaz de restaurar minha relação com o Pai e, sem arrependimento, não há perdão de pecados.
O ponto central do arrependimento é mudar nosso modo de pensar até que a presença do Reino de Deus preencha nossa consciência. A tentativa do inimigo de fazer ancorar as nossas afeições nas coisas que são visíveis é facilmente resistida quando nosso coração está consciente da presença do Senhor em nosso viver.
Que o Senhor abra nosso entendimento e nos faça enxergar o quanto somos pecadores e carentes da graça de Deus. Que sejamos capazes de reconhecer os nossos pecados, admitir as nossas falhas e nos arrependermos profundamente, pois só assim será possível nos voltarmos para Deus e desfrutarmos do seu poder libertador em nosso favor.