Gênesis 11.3-4 – “Disseram uns aos outros: "Vamos fazer tijolos e queimá-los bem". Usavam tijolos em lugar de pedras, e piche em vez de argamassa. Depois disseram: "Vamos construir uma cidade, com uma torre que alcance os céus. Assim nosso nome será famoso e não seremos espalhados pela face da terra”.
Esse texto sobre a Torre de Babel revela alguns princípios importantes sobre trabalho em equipe. Mesmo sendo um exemplo de esforço humano com motivação errada, encontramos alguns pontos que podem ser destacados para entendermos com maior profundidade o trabalho em equipe.
O texto mostra um povo unido na comunicação e ação. A cooperação entre eles foi fundamental para iniciar o projeto. Eles tinham uma linguagem comum, o que facilitava a organização e a execução do plano. Isso mostra o poder do diálogo e da colaboração no trabalho em equipe.
Ter objetivos definidos e saber motivar os personagens envolvidos na tarefa não é nada fácil. A nossa tendência é fazer tudo sozinho e chegar ao final exausto, reclamando de tudo e de todos.
Fomentar o trabalho em equipe é um desafio que vai além das empresas da modernidade. Em todo o mundo, organizações de diferentes segmentos e portes buscam modelos mais eficazes para formar, coordenar e alinhar seus grupos, de modo a somar suas forças.
No entanto, uma pesquisa realizada pela Deloitte, empresa de consultoria, em mais de 130 países constatou que apenas 38% das grandes organizações têm políticas efetivas focadas na formação de times visando o trabalho em equipe.
Na prática, isso quer dizer que, embora haja pessoas trabalhando juntas, nem sempre estão vivenciando os mesmos interesses, objetivos e aspirações. O trabalho em equipe é eficiente quando se enxerga o objetivo almejado. Sem um objetivo, atiramos para todos os lados sem um foco determinado. O resultado do trabalho em equipe depende do objetivo definido pelo grupo.
Além desses aspectos, precisamos ficar atentos às motivações que inspiram o grupo. O trabalho em equipe, quando guiado por intenções egoístas ou contrárias à vontade de Deus, pode ser poderoso, mas perigoso. Deus interrompeu o projeto da Torre de Babel não porque eles não tinham capacidade, mas porque o propósito era rebelde.