Jeremias 18.4 – “Mas o vaso de barro que ele estava formando estragou-se em suas mãos; e ele o refez, moldando outro vaso de acordo com a sua vontade”.
A proposta de Deus para as nossas vidas é a de fazer novas todas as coisas! Só Deus tem a capacidade de moldar e transformar a nossa realidade. O homem morto em seus delitos e pecados é escravo da carne, do mundo e do Diabo. Vive sem qualquer esperança de dias melhores. Mas, o Evangelho das Boas Novas revela Deus buscando esse homem perdido. Deus abrindo para o pecador um novo e vivo caminho para o céu.
A Palavra de Deus nos oferece o exemplo do profeta Jeremias, que foi chamado para descer à casa do oleiro a fim de receber uma mensagem de Deus para a nação de Judá. O profeta teve uma visão sobrenatural de um oleiro trabalhando sobre as rodas, moldando o barro, e fazendo dele um vaso novo. O vaso havia se estragado em suas mãos, mas, em vez do oleiro jogar o vaso fora, fez dele um vaso novo.
Quando trazemos a realidade do profeta para a nossa vida, passamos a entender que Deus não desiste de nós. Mesmo quando nos tornamos como um barro sem liga, ou como um vaso estragado, Deus continua investindo em nossa vida. Ele não abre mão de fazer de nós um vaso novo. É tremendo saber que Deus não desiste de fazer novas todas as coisas em nossa existência. Mesmo quando fracassamos em nossos projetos, mesmo quando nos desviamos da rota traçada por Ele, Ele vem ao nosso encontro sem nos desprezar e disposto a trabalhar mais uma vez em nosso favor.
Em muitos momentos que vivemos, não queremos nos dispor a descer, a sermos tratados pelo Pai, a sermos moldados pelo Senhor, mas a ordem de Deus para o profeta era que ele descesse. Quando nos dispomos a descer, entendemos que, quando nos humilhamos é que somos exaltados.
Na verdade, o tratamento de Deus em nossas vidas se inicia com a nossa disposição em nos submetermos à ordem do Pai. Para que o Oleiro molde a nossa vida, e transforme a nossa história, precisamos descer, abrir mão da posição em que estamos, abrir mão do nosso conhecimento e da nossa capacidade intelectual para que sejamos moldados segundo a vontade do Oleiro.
Não podemos nos esquecer de que a obra de Deus em nossa vida é completa. Ele faz novas todas as criaturas. Deus não trata apenas a nossa aparência, Ele molda o nosso caráter por completo. Deus tem para nós uma vida nova, com novos gostos, novas preferências, novos alvos, novos sonhos, novos compromissos. A vida com Cristo é novidade de vida, é vida eterna.
Que possamos nos dispor a descer à casa do Oleiro, e que Ele nos molde segundo a Sua vontade para a glória do Seu nome!