Jó 5.9-10 – “Ele realiza maravilhas insondáveis, milagres que não se pode contar. Derrama chuva sobre a terra e envia água sobre os campos”.
Todos os anos, criamos uma enorme expectativa para a chegada das chuvas em Brasília; vemos inúmeras postagens e reportagens falando sobre a chuva, sempre como um sinal de alegria, satisfação e prazer.
Biblicamente, a chuva tem muitos significados, além de revelar o poder de Deus e a sua misericórdia sobre as nossas vidas. Ela é sinal de bênção e prosperidade, pois, sem chuva, não há plantio e, consequentemente, não há colheita. Por essa razão, a chuva sempre será símbolo da ação de Deus em nossas vidas.
Outro aspecto que merece o nosso destaque é que, assim como a chuva cai sobre a terra, fertilizando-a para produzir os frutos, a Palavra não volta para Deus vazia, sem produzir os propósitos designados pelo próprio Deus.
Assim como precisamos da bênção da chuva, precisamos da Palavra de Deus para saciar nossa sede e regar nosso coração. A vida que não conhece a verdade da Palavra é árida, é seca, é sem vida e sem significado, pois assim como ansiamos pela chuva, devemos desejar, ardentemente, a Palavra de Deus.
Só a Palavra de Deus é capaz de transformar a nossa história marcada pelo sofrimento em uma história de vitória. Da mesma maneira que testemunhamos momentos de chegada da chuva mudando a história de vida das pessoas, trazendo esperança e criando novas expectativas, assim também é a Palavra em nosso viver. Por pior que seja o nosso estado, a verdade do Senhor renova nossa esperança e traz alegria ao nosso coração.
A chuva sempre foi um símbolo das promessas de Deus na vida do seu povo. Quando Deus abençoava Israel com chuvas no tempo certo, resultava disso uma abundância. Hoje, não é diferente. Esperamos as bênção da chuva que não só vão regar a terra para dar o seu fruto, mas vão mudar o clima e trazer um conforto que alcança todos.
Algo muito especial aprendemos com as chuvas de Deus, Ele não faz distinção, todos recebem, todos são beneficiados. O Evangelho de Mateus 5.45 retrata essa verdade quando nos diz: “Para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos”. O Senhor não faz acepção de pessoas, Ele abençoa todos, indistintamente.
É tremendo ver Deus atuando na humanidade. Deus nunca age sem propósito e de maneira desordenada. Ele tem sempre uma razão em tudo que realiza e isso nos oferece segurança e certeza. Que hoje possamos reconhecer as maravilhas de Deus e saber agradecer pelas chuvas de bênçãos que recaem sobre nossas vidas e alimentam nossa esperança de que as secas da vida vão passar e viveremos um tempo de vitória e abundância na terra!