Hebreus 1.25 – “Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia”.
Olhando para a realidade dos nossos dias, testemunhamos pessoas que se unem a uma igreja pela simples razão de que muitos outros estão fazendo a mesma coisa.
Vemos claramente, na história da Igreja Cristã, uma grande quantidade de pessoas que toma a decisão de pertencer a uma igreja motivada unicamente pelas massas. Há pessoas que sempre estão prontas a se unir a uma multidão e sempre ficam fascinadas por aquilo que todos os demais parecem estar fazendo ou vivendo.
É lastimável, mas existem pessoas que estão numa igreja pela simples razão de alguém as ter levado lá ou, então, porque viram outras pessoas indo a essa igreja. Nunca perguntaram a si mesmas: “Porque estou nesta igreja?” Essa parece ser a coisa certa a fazer, contudo, estão sendo conduzidas unicamente pela propaganda dos outros.
As pessoas que agem dessa forma simplesmente “nadam com a corrente”. Fazem algo porque outras pessoas estão fazendo. Deus permita que nenhum de nós esteja na Igreja Batista do Lago irrefletidamente, sem jamais ter considerado o significado de ser membro desta igreja, e sem medir o nosso grau de envolvimento e comprometimento com as suas atividades e ministérios.
Atentando para o que nos fala a Bíblia, vamos observar que muitos dos que seguiram o Senhor Jesus o fizeram simplesmente por terem visto as multidões o rodeá-lo. Não sei se esta seria uma razão comum para as pessoas se unirem à Igreja, pois a religião não é tão popular hoje em dia como era no passado; porém, temos que concordar que, talvez, a verdadeira tragédia fosse que os homens tinham a tendência de se unir à Igreja porque ela lhes dava posição, reputação, poder e influência.
Em nossos dias, a postura de muitos cristãos não é diferente. Encontramos pessoas com os motivos mais esdrúxulos possíveis para fazer parte da igreja de Cristo na terra. Não são poucos os que fazem da igreja um clube social de fim de semana, um local para encontrar os amigos ou mesmo um ponto de encontro com pessoas com a mesma ideologia e com o mesmo pensamento.
Nós acreditamos ser este um tempo oportuno para avaliarmos a nossa participação e conduta na igreja. Precisamos lembrar quais são as verdadeiras motivações que temos tido para servir ao Senhor como Corpo de Cristo.
Que o Senhor nos revele a necessidade de pertencermos à sua obra e de não sermos meros frequentadores de igreja. Que o Senhor nos ajude a ser uma igreja motivada pela Palavra de Deus e cheia da unção do Espírito Santo de Deus.