Efésios 5.14 – “Por isso é que foi dito: "Desperta, ó tu que dormes, levanta-te dentre os mortos e Cristo resplandecerá sobre ti”.
A Palavra de Deus está repleta de lições com o intuito de chamar a nossa atenção para não ficarmos presos às circunstâncias da vida e a nos despertarmos para viver o que Deus tem para nós como promessa.
Ir além é não nos deixarmos ser contaminados com o conformismo do nosso tempo, é despertarmos de toda e qualquer situação de indiferença e insensibilidade espiritual. O Senhor deseja que tenhamos uma vida atuante, vibrante e cheia de entusiasmo.
Andar com Deus é não nos acomodarmos nem aceitarmos como normal a prostração e a indiferença. Andar com Deus é não nos habituarmos com o que temos experimentado e vivenciado. Para termos um relacionamento genuíno com o Pai, é necessário ter uma busca intensa pelo novo de Deus a cada dia.
Nunca foi da vontade do Pai que ficássemos dormindo, sem reação para os desafios que são postos à nossa frente. O Senhor sempre deseja que tenhamos uma reação concreta e verdadeira nas situações que passamos, mesmo que elas pareçam ser as mais difíceis que já enfrentamos.
Precisamos gerar em nosso coração uma grande expectativa quanto ao que Deus deseja realizar em nós, e através de nós. Se não vivemos essa realidade, tendemos a nos acomodar e acabamos perdendo o fervor e o amor pela obra. A ação de Deus em nossas vidas é o combustível que precisamos para continuarmos acesos, vibrantes e desenvoltos na obra do Senhor.
Desejar por mais de Deus, buscar a direção em nossas decisões, envolvermo-nos com a causa do Senhor são remédios eficientes para o nosso despertamento espiritual.
Sem reagir, infelizmente, muitos assumem a postura da insensibilidade e ficam dormindo diante da vida, sem reação, olhando os problemas se avolumarem e as dificuldades crescerem. Talvez seja esse o diagnóstico presente na maioria das nossas igrejas. Infelizmente, optamos pela acomodação em vez de reagirmos e buscarmos, com maior intensidade e fervor, a vontade e a direção de Deus.
Podemos testemunhar essa realidade no ministério de Jesus. Enquanto Jesus agonizava em profunda oração, os discípulos, aqueles que foram escolhidos, os futuros apóstolos, os ministros, os que seriam os líderes da Igreja estavam dormindo em sono profundo.
Jesus orava, e os discípulos dormiam. A maioria do povo de Deus não está acompanhando a vigilância e a oração que Deus ordenou. Hoje somos desafiados a acordar desse sono que nos impede de viver o melhor de Deus e ir além... Além da santidade, além do compromisso, além da comunhão, além da generosidade...