“Quando o Senhor trouxe os cativos de volta a Sião, foi como um sonho. Então a nossa boca encheu-se de riso, e a nossa língua de cantos de alegria. Até nas outras nações se dizia: "O Senhor fez coisas grandiosas por este povo”. (Salmos 126.1-2)
O Salmo 126 revela a vida do povo de Deus em três dimensões: No passado, no presente e no futuro. No passado, eles exultavam pelo livramento do exílio; no presente, viam-se improdutivos como o deserto do Negueve; no futuro, sentiam-se desafiados a sair e semear, ainda que precisassem regar o solo duro com suas lágrimas, na certeza de que voltariam com júbilo trazendo seus feixes.
Essas, muitas vezes, são as nossas expectativas – não firmadas em fatos, em algo que contemplamos com os nossos olhos, mas firmados em uma fé inabalável que não nos deixa fraquejar, mesmo que o momento seja desafiador.
A verdade é que, embora estejamos vivendo um momento bem desafiador, estamos cheios de boas expectativas de que cantaremos vitória e desfrutaremos de dias de alegria na presença do nosso Deus.
É uma maravilha saber que, por mais que enfrentemos tempos de lutas, de choro e de embates, a alegria ressurgirá. Nenhuma luta é para sempre: deserto, para os que creem, é lugar de passagem.
A caminhada foi longa e cheia de obstáculos, mas nunca nos sentimos abandonados; foi possível ver uma coluna de nuvem, que nos guiou durante o dia e, à noite, uma coluna de fogo que iluminou toda a nossa trajetória.
Entendemos, neste tempo, que precisamos depender de Deus o tempo todo. Mais do que isso: é preciso saber que não temos forças para vencer os desafios e as lutas que se levantam contra nós, só Deus pode mudar a nossa história; só Deus pode aprumar nossos joelhos trôpegos; só Deus pode nos encher de entusiasmo, quando nossa alma parece um deserto árido.
Aprendemos, neste tempo, que a crise e a dificuldade não são um sinal de derrota. A sequidão de nossa vida não deve nos levar ao desespero, mas à súplica ardente. A consciência do desafio pode nos levar aos pés do Senhor para uma virada bendita em nossa história.
Estamos seguros de que o Senhor está no controle, pois somete Ele tem o poder de solucionar todas as nossas dificuldades. Só dEle vem a nossa resposta. Entendemos que Deus também faz nossa alma florescer em tempos de sequidão. Ele mesmo nos concede um novo vigor espiritual e transforma nossos vales em mananciais cheios de vida!
Entendemos agora que só no Senhor temos a completa alegria. Se você tem andado angustiado, preocupado e triste, creia: Ele deseja restituir a sua alegria! Não permita que situações ou pessoas queiram roubar a alegria que o Senhor te deu hoje. Encha o seu coração de expectativas e certezas de que Deus vai nos conceder a vitória que tanto desejamos!