O "não" responder de Deus!
O "não" responder de Deus!
Jó 30.20 – “Clamo a ti, ó Deus, mas não respondes; fico de pé, mas apenas olhas para mim”.
Nós sabemos que não é fácil lidar com a “não” resposta de Deus. Quando algo se refere a Deus, nós sempre imaginamos que a resposta será a que nós desejamos e esperamos. A verdade é que, em muitas situações, temos que experimentar o “não” do Senhor.
Certamente, essa experiência gera tristeza em nosso coração. Eu preciso lhe falar algo importante: O não de uma pessoa do mundo, é não mesmo! Mas você sabia que, um “não” vindo da parte de Deus, nunca é uma resposta negativa para as nossas vidas?
O nosso Deus não é um deus de respostas negativas, porque Ele não é negativo. Nosso Deus é Deus de respostas corretas e, na essência, o “não divino” é sempre positivo, benéfico e perfeito. Pode até parecer, para nós, algo ruim, contudo, como o Senhor sabe todas as coisas, o Seu “não” é o melhor para nós, naquele momento.
A experiência vivida por Jó nos ensina muito. Em quantos momentos não nos angustiamos por imaginar que Deus virou as costas para nós, de que Ele não escuta as nossas orações e de que não está vendo o nosso sofrimento? Esse sentimento, para quem crê, é apavorante, mas é necessário a nós sermos trabalhados em nossa paciência e resiliência de esperar em Deus.
O “não” de Deus deve ser visto como terapêutico. Quando tudo que desejamos acontece da maneira que queremos, acabamos nos ensoberbecendo e achando que somos nós os responsáveis pela conquista. A verdade é que Deus, além de conhecer o nosso amanhã, trabalha a nossa vida e o nosso caráter com o “não”, revelando que Ele é o autor de todas as bênçãos que recebemos.
Nós sabemos que não precisamos sofrer para aprender que Deus nos ama, e que tem um grande propósito para a nossa vida aqui na terra; como também na eternidade. Mas, por de trás de todo sofrimento na vida de um servo de Deus, está um grande plano divino. Deus transforma situações e muda contextos.
A nossa visão é muito pequena; nós não temos noção do quanto somos incapazes e limitados! Algumas orações nossas não são respondidas positivamente, de imediato, simplesmente porque o “não” é a melhor opção para o nosso futuro. Deus trabalha numa dimensão que não podemos enxergar e, por isso, mesmo que não entendamos, devemos nos submeter, pois Ele sabe o que é melhor para a nossa vida.
Saber discernir o “não” de Deus vai trazer para nós um grande alívio nas situações que esperávamos serem favoráveis, pois, mesmo quando não somos atendidos em nossas petições e desejos, o Senhor continua atuando em nosso viver e nos oferecendo o Seu amor e a Sua fidelidade!