Isaías 64.8 – “Contudo, Senhor, tu és o nosso Pai. Nós somos o barro; tu és o oleiro. Todos nós somos obra das tuas mãos”.
Deus é o nosso Pai! Constantemente, ouvimos alguém falar essa expressão como uma forma de declarar que Deus não irá falhar. Contudo, nem todos sabem e nem tem dimensão da paternidade de Deus e da maneira como podemos nos tornar filhos de Deus.
Deus é amigo, é fiel e justo, mas também é Pai e cuida de nós como filhos! Se você é crente, a experiência mais bem sucedida e proveitosa de que você pode desfrutar é conhecer pessoalmente Deus como Pai; conhecê-lo em verdade e em realidade; andar e comungar com Ele intimamente. Deus, o Pai, pode se tornar mais real para você do que até o seu pai terreno.
O que testificamos em nosso tempo é que por experimentarmos o convívio com pais que não são bons exemplos, muitas vezes insensíveis, violentos, egocêntricos, exigentes ao extremo, dificulta muito a nossa compreensão de Deus como Pai amoroso, misericordioso, bondoso e perdoador.
A Palavra de Deus é muito clara ao retratar a importância da paternidade. Deus quer chamar a nossa atenção para a paternidade. A maioria das promessas é para pais e filhos, e o reino de Deus funciona de Pai para filho. Lastimavelmente, algo tem sido perdido ao longo das gerações pela quebra deste princípio, e um dos sinais dos últimos tempos está ligado à restauração desta aliança.
O termo Pai é um dos termos mais usados em nossas orações. Quando chamamos Deus de Pai, estamos corretamente nos dirigindo àquele que tem a real paternidade sobre a nossa vida, visto que foi assim que Jesus nos ensinou a orar. Mas, assim como o termo é comum para nós, ele era muito incomum para o povo nos dias de Cristo.
Quando olhamos as Escrituras sagradas, vemos Jesus proclamando Deus como um Pai que tem todos os tesouros do céu à Sua disposição e que os faz disponíveis aos Seus filhos, para que eles possam lhe glorificar: Mateus 6.8, 31, 33 - “Vosso Pai sabe o que vos é necessário antes de vós lho pedirdes... Não andeis, pois, ansiosos... Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas”.
À medida que você começar a ver Deus como a Palavra o descreve, sua fé crescerá. Quando você começar a conhecê-lo como um Pai que cuida dos seus, como a Palavra diz, você passará a colocar sua confiança n’Ele.
Tenho fé em Deus porque Ele me ama. Tenho fé em Deus porque Ele cuida de mim. Tenho fé em Deus porque Ele é o meu Pai. Quando você constrói estas verdades dentro do seu espírito, não será difícil para você andar na Palavra de Deus. Você não ficará com medo d’Ele falhar com você, porque você sabe que Ele o ama como Pai.