2 Coríntios 3.4-6 - “Tal é a confiança que temos diante de Deus, por meio de Cristo. Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus. Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica”.
Em muitos momentos nos iludimos e acabamos colocando a nossa confiança em pessoas ou mesmo nas circunstâncias, o que nos leva à frustração. A verdade é que todos os dias ouvimos propostas e sugestões que enchem os nossos olhos e nos envolvem com o que o mundo nos apresenta.
Em alguns momentos de nossa vida temos que confiar em alguém. Mas em quem podemos confiar hoje em dia? No governo? Nas autoridades? No dinheiro? Em quem você tem depositado a sua confiança? Confiar em Deus deve ser a nossa meta diária.
Confiar em Deus não é simplesmente dizer que não nos preocupamos com o futuro, que nos sentimos seguros com a proteção divina. Confiar em Deus é, antes de tudo, entender e crer que Ele quer o nosso bem. Foi para isto que Ele enviou Seu filho Jesus: para sermos curados e libertos do poder da escravidão e do pecado.
A Bíblia é clara quando nos ensina que uns confiam em carros e cavaleiros, mas nós temos que confiar no Senhor. Ele é o mantenedor supremo de nossas necessidades. Atos 16.31 diz que se crermos no Senhor Jesus Cristo Ele salvará a nós e à nossa casa. Precisamos direcionar o nosso olhar para as promessas de Deus e não para as propostas humanas. Os homens fracassam e caem em seus propósitos, mas Deus continua entronizado.
Todos os dias enfrentamos situações difíceis e passamos por momentos que nos ameaçam e nos deixam vulneráveis. Se não contarmos com os livramentos de Deus, certamente cairemos nas ciladas e armadilhas do diabo contra a nossa vida.
Não podemos nos enganar, na verdade todos nós temos temores e inseguranças. Ficamos, em muitos momentos, presos em nós mesmos por não termos coragem para enfrentar as lutas e provações da vida. Imaginamos mil situações que possamos cair e fracassar e esquecemos que podemos confiar em um Deus que não falha e nem perde batalha.
Davi nos ensina no Salmo 34.4-6: “Busquei o Senhor, e ele me respondeu; livrou-me de todos os meus temores. Os que olham para ele estão radiantes de alegria; seus rostos jamais mostrarão decepção. Este pobre homem clamou, e o Senhor o ouviu; e o libertou de todas as suas tribulações”.
É maravilhoso quando temos a consciência de que em Deus estamos seguros e que Ele está sempre exercendo a sua misericórdia em nossas vidas, nos livrando das dificuldades e nos concedendo vitórias nas lutas e provações da vida.