Deuteronômio 31.6 – “Sejam fortes e corajosos. Não tenham medo nem fiquem apavorados por causa delas, pois o Senhor, o seu Deus, vai com vocês; nunca os deixará, nunca os abandonará”.
A vida cristã não pode ser vivida sob a sombra do medo e da covardia, é preciso assumir uma postura valente diante dos desafios que surgem em nossas vidas.
Ser ousado é fazer ou dizer algo que a maioria das pessoas não teria coragem de fazê-lo. O ato de ousar está presente na vida de algumas pessoas que são tocadas a viver assumindo riscos acima da média, distintas da maioria das pessoas, aqueles que se dispõem a viver de maneira diferente.
As crianças, sem ter o conhecimento sobre os riscos que tomam, ousam quando fazem algo que é desconhecido para elas ou de aparente perigo. Os adultos, por sua vez, são ousados por praticarem ou se arriscarem em alguma coisa ou com algo com plena consciência das consequências.
Certamente a presença de Jesus nos leva a ter coragem de agir de maneira diferente dos demais. Todos os ensinamentos de Jesus traziam dinamismo, proatividade, ação. A prova disso é que Ele sempre se utilizava de exemplos que envolviam as atividades agrícolas da época, demonstrado a necessidade de desempenho.
Ter vida com Deus é ter ousadia para enfrentar adversidades, vencer desertos e encarar gigantes. Nós não temos ideia do que é ser perseguido, enfrentar oposição e ter pessoas que se levantam contra nós em muitos momentos nos fazendo retroceder e nos sentir amedrontados.
Chegou o tempo de se levantar uma geração mais ousada e usada por Deus. Um povo que tem coragem de enfrentar o seu gigante em nome do Senhor dos Exércitos. Profetas que clamem pelo fogo dos céus, mesmo na presença de opositores. Guerreiros que ousam deixar de lado os seus interesses pessoais, as suas vontades e os seus comodismos e aprender a viver de uma maneira que Deus seja glorificado.
Todas as vezes que somos tomados pelo medo, o primeiro sentimento que vem ao nosso coração é o desejo de fugir de tudo o que nos fragiliza e nos ameaça. A vida nos cobra posicionamentos e nem sempre sabemos lidar com as situações que nos ameaçam e nos deixam vulneráveis.
Em quantos momentos, quando passamos por problemas, não imaginamos que se nos escondermos, trocarmos de igreja, deixarmos os amigos, mudarmos de cidade ou mesmo deixarmos a nossa profissão, resolveríamos os nossos problemas!
Se você está sendo provado, acalme seu coração. Tenha paciência, pois Deus está trabalhando. Muitas vezes nos sentimos desestimulados a continuar algo que, no passado, foi um grande sonho, mas precisamos ter ousadia para não desistir e continuar perseverando, mesmo que tudo pareça fora do controle e sem saída.