A paciência
A paciência
Romanos 12.12 – “Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração”.
Nós temos vivido um tempo em que as pessoas não aceitam a paciência como uma virtude, mas como um problema. A verdade é que nos deixamos ser dominados pela síndrome da pressa. A doença que tem contaminado o mundo moderno é a pressa, pois muitos não sabem lidar com a mínima pressão e adversidade, desejam que tudo aconteça segundo os seus desejos e vontades.
A cultura do imediatismo, da resposta pronta, da percepção do tempo como dinheiro tem se alastrado em nossos dias. A sensação que temos é que devemos correr o tempo inteiro se desejarmos ser bem-sucedidos e conquistar o que queremos e, por essa razão, acabamos atropelando processos e pessoas que cruzam o nosso caminho.
Esse estilo de vida neurótico acaba roubando a nossa capacidade de exercer a paciência nas diversas situações do cotidiano. Algumas virtudes que conquistamos são reflexos da maneira como enxergamos a vida. Muitos, por não entenderem o real significado do que é viver, se tornaram escravos de conceitos e imposições que os dominam e ditam as ordens em tudo o que estão fazendo.
Na vida, todos os dias, aprendemos sobre o que constrói o alicerce da nossa história, mas, por estarmos tão envolvidos com tudo o que temos que cumprir, sequer temos tempo e paciência para observar cada momento e para saber discernir o que, de fato, é importante e o que devemos dispensar.
A nossa pressa em querer que tudo aconteça rápido tira a nossa mente da percepção do que de fato é principal para nossa vida. Muitos, no anseio de serem bem-sucedidos e vitoriosos, acabam negociando valores e entregando a vida ao capricho do que os outros falam e exigem.
É triste acompanhar pessoas que se deixam ser dominadas pela pressa. Precisamos saber que a vida é mais do que apertar um botão e desejar que tudo aconteça rápido. Nós somos forjados pelo tempo; existem situações em que é necessário vencermos os processos e superarmos as barreiras que nos são impostas.
Quando nos deixamos ser levados pelas pressões externas, acabamos atropelando situações pelas quais precisamos passar. A imaturidade de alguns é reflexo da pressa em desejar que tudo aconteça no tempo que desejam e a própria Palavra nos ensina que há um tempo certo para todas as coisas.
Deus é o Senhor do tempo e não age porque decretamos, exigimos e queremos. A ação divina está ligada à sua soberania e sabedoria. Enquanto somos influenciados pelos homens e pelo mundo, o Senhor age com propósitos definidos e para o louvor da sua glória. Não há nada melhor do que poder esperar n`Ele e saber que, em qualquer situação, Ele tem o melhor para nós.
Que o Senhor nos conceda paciência para saber esperar as suas promessas e viver os seus milagres. Que o Senhor tire todo sentimento de pressa do nosso coração e nos faça enxergar que a vida tem um fluxo a ser seguido.