Salmos 34.12-14 – “Quem de vocês quer amar a vida e deseja ver dias felizes? Guarde a sua língua do mal e os seus lábios da falsidade. Afaste-se do mal e faça o bem; busque a paz com perseverança”.
Nem sempre temos a capacidade de seguir os princípios da Palavra de Deus e, neles, encontrarmos a verdadeira razão do nosso viver. Muitos passam toda a vida tentando encontrar a melhor receita para saber viver, mas acabam sucumbindo em suas próprias escolhas por não terem discernimento ao buscarem em Deus o sentido para a sua vida.
A maioria dos problemas que vivemos são motivados pela nossa falta de consciência de que precisamos nos empenhar em saber viver e, dessa forma, poder lidar com as circunstâncias adversas e com as palavras contrárias lançadas, diariamente, contra a nossa vida.
O texto em destaque nos revela, de maneira clara, lições preciosas para enfrentarmos as crises nos relacionamentos e a encontrarmos a paz e o bem-estar. Saber falar, ter controle nas atitudes, discernir as situações adversas e ter clareza nas decisões vão nos favorecer em tudo o que projetamos para o amanhã.
A satisfação de viver é uma experiência difícil de descrever. Poder acordar e ser desafiado a projetar o amanhã, com satisfação e prazer, é indescritível. Poder sonhar e vislumbrar novos horizontes, é uma sensação maravilhosa. A vida é uma sucessão de movimentos que se alternam nas subidas e descidas, nos momentos de dificuldades e de realizações, nas alegrias e nas tristezas. E o segredo está no ponto de equilíbrio desses movimentos.
Precisamos aprender a conviver com o contraditório e com as adversidades. Nosso sono deslumbra sonhos e amarga pesadelos. No corpo, convivemos com a saúde e com a doença, com o vigor e com a fadiga. O coração ama e aborrece; como a alma, se alegra e se entristece. O lar pode ser um paraíso ou um inferno. Na vida, precisamos desenvolver o equilíbrio.
Se não nos dispusermos a viver com serenidade, com moderação, com despojamento e com simplicidade, a vida se tornará complexa e cheia de obstáculos. A convivência humana é desafiadora, e o segredo de viver bem é saber conviver com todos de maneira pacífica e sem conflitos.
Saber viver está na busca de um equilíbrio nas posições que assumimos e na capacidade de ouvir Deus nos orientando em cada situação que enfrentamos. Devemos buscar em Deus a melhor direção para encontrarmos a melhor conduta para a vida. Seja paciente, moderado, cordato, criterioso e, acima de tudo, obediente ao Senhor!