Ser exemplo!
Ser exemplo!
1 Timóteo 4.12 – “Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza”.
O grande desafio da vida cristã é sermos exemplo em todas as esferas da vida. O Senhor nos chama para sermos referência em um mundo contaminado por conceitos errados e por comportamentos fora dos padrões da Palavra de Deus.
Com base no que nos ensina a Palavra de Deus, ser exemplo é ser modelo, é quando alguém pode ou deve ser imitado; é ser uma referência de comportamento e atitude; é ser uma pessoa na qual se pode tirar proveito ou ensino de suas atitudes.
O Senhor Jesus nos fala dessa postura quando afirma em Mateus 5.14-16: “Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Pelo contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus”.
Essas qualificações apresentadas pelo Mestre nos revelam o padrão de exigência para a vida cristã. Não podemos nos acomodar com um tipo de comportamento inexpressivo e sem vida, e imaginarmos que já estamos dando exemplo. É claro o desejo do Senhor com relação ao que Ele espera de nós.
As posturas que adotamos na vida devem refletir a ação e a presença de Jesus em nosso proceder. Como cristãos, somos embaixadores, representantes da Palavra e do Evangelho que liberta e salva, mas, para que o nosso discurso tenha validade, é necessário que as nossas atitudes sejam verdadeiras.
O Senhor deseja que, aonde chegarmos, possamos transformar o ambiente com o nosso comportamento. O Pai deseja que a luz de Cristo resplandeça em nós e que as pessoas com quem convivemos sejam alcançadas pela graça de Cristo que transmitimos.
Para sermos exemplos, devemos ter o coração em Deus, devemos viver para a glória de Deus, amar a obra de Deus e ter prazer em servir o povo de Deus. Somos exemplos quando nos esvaziamos de nós mesmos para sermos cheios do Espírito Santo. A plenitude do Espírito não é uma opção, mas uma ordem divina para quem desejar se tornar uma referência neste mundo. Não ser cheio do Espírito é um pecado de negligência.
A verdade é que precisamos de homens e mulheres que sejam exemplo em nossos dias, que transbordem do Espírito Santo, que sejam vasos de honra, exemplo para os fiéis, bênção para o Corpo de Cristo. Quando andamos com Deus, influenciamos naturalmente outros a adotarem o mesmo comportamento.
Precisamos avaliar se de fato temos sido exemplo em nosso proceder. Que o Espírito Santo nos inquiete a mudar as nossas atitudes de maneira que o que fizermos possa dar testemunho cristão e servir de referência para alcançar outros para Cristo.