1 Timóteo 3.14-15 – “Escrevo-lhe estas coisas embora espere ir vê-lo em breve; mas, se eu demorar, saiba como as pessoas devem comportar-se na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade”.
A maioria das pessoas não sabe se comportar quando estão na casa de Deus. Não temos a mínima noção de que existem regras de conduta que devemos adotar na casa do Senhor. O lugar em que professamos a nossa fé, rendemos louvores ao nosso Deus, compartilhamos a nossa vida e testemunhamos os milagres que recebemos com os nossos irmãos deve ser um lugar que merece todo o nosso respeito e admiração.
Um dos maiores problemas que temos hoje na Igreja é que uma grande maioria diz ter um compromisso com o Reino de Deus, mas nem todos estão comprometidos com a igreja de Cristo e com o trabalho desenvolvido na obra do Senhor.
A sociedade moderna tem sido fortemente influenciada por uma onda de descompromisso, desrespeito e desleixo em tudo o que faz. Ter um comportamento respeitoso, zeloso, cordato e fiel parece estar em desuso em nossos dias. Somos tomados por um espírito de baderna, de vandalismo e de desinteresse em tudo o que fazemos, o que é lastimável.
Não podemos esquecer que a igreja tem um papel fundamental em nossa vida. Como é necessário ao engenheiro civil executar um projeto estrutural com excelência em uma edificação, cumprindo todas as exigências das normas regulamentadoras da engenharia, a igreja tem o papel de aplicar a Palavra de Deus através do ensino e da pregação, mantendo o rebanho bem edificado e fundamentado nos princípios da verdade de Deus.
A verdade é que vivemos em um tempo em que as pessoas procuram, na igreja, lazer, entretenimento e irreverência para se distrair e se relacionar com pessoas interessantes. Mas quando partimos para as responsabilidades e atribuição de tarefas, poucos são os que se dispõem a assumir o seu papel verdadeiramente.
Não podemos fechar os olhos para esse ensinamento do Apóstolo Paulo. Quando comparecemos diante de uma autoridade, nos preocupamos em como vamos proceder, o que vamos falar e como vamos nos comportar, não se atrasando, vestindo-se adequadamente, escolhendo palavras e cuidando do tom de voz. Mas, e na igreja de Jesus? Será que é dispensável essa preocupação? Será que diante do Rei dos reis não deveríamos ter ainda maior respeito?
Para servirmos ao Deus vivo e Senhor sobre todas as coisas, precisamos conhecer o que verdadeiramente lhe agrada e nos edifica. Nem sempre aquilo que achamos ser bom agrada a Deus, por isso, precisamos ter muito cuidado com a maneira que estamos nos comportando na casa do Senhor.