Lucas 2.11-14– “Hoje, na cidade de Davi, lhes nasceu o Salvador que é Cristo, o Senhor. Isto lhes servirá de sinal: encontrarão o bebê envolto em panos e deitado numa manjedoura". De repente, uma grande multidão do exército celestial apareceu com o anjo, louvando a Deus e dizendo: "Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor”.
Certamente nenhuma canção ou melodia pode retratar, de maneira clara, o que representa o nosso Natal. Muito mais do que as confraternizações, as expressões de feliz Natal e os belos banquetes, estamos celebrando a vida do nosso Salvador Jesus Cristo.
Quando pensamos em Natal, devemos pensar em Jesus, em Seu nascimento, em Sua revelação, em Sua salvação. Por isso, Natal é alegria, celebração, nascimento, nova vida. Festejar esse tempo é viver e entender o significado da vinda do nosso Salvador ao mundo. Deixar de celebrar é fechar os olhos para a maior prova de amor vivido pela humanidade.
O texto nos traz a revelação do significado do nascimento de Cristo quando o anjo louva a Deus, dizendo: “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor”. Sem a glória nas alturas, não haverá paz na terra. Reconhecer a grandeza de Deus, e o Seu grande amor por nós, revela a paz que tanto almejamos.
Para que haja paz entre os homens, é preciso que Deus seja glorificado acima de tudo e de todos. Só poderemos dar glórias a Deus de fato, quando formos demolidos de nosso delírio de sermos o centro das atenções. A paz na terra, que nos é oferecida por Jesus, é o resultado da justificação do pecador que ambicionava sua glória.
Muitos buscam essa paz em si mesmos, tanto nos prazeres da carne, quanto nas riquezas, mas saem frustrados e sem respostas. Quando vemos esse quadro, entendemos que nos falta a verdadeira compreensão da missão de Cristo para a humanidade.
Jesus é a resposta para a inquietação da nossa alma. Jesus é o sinal de que, embora os dias sejam maus, Ele sempre se revela como esperança. Jesus é o cumprimento da promessa de Deus para os homens. Jesus é o pão que alimenta a nossa alma faminta por uma resposta. Jesus é a fonte que sacia a nossa sede de um sentido existencial.
Nós temos muitas motivações para festejar o Natal de Jesus Cristo. O Natal é um presente de Deus para a humanidade que se encontra perdida e sem vida. É um presente completo e eterno com um valor inigualável.
Nós precisamos festejar o Natal como um tempo de convite para nos voltarmos para Deus, e para o cumprimento de Sua vontade em nossas vidas. Como um tempo de refazer laços de amizade e semear o amor onde estivermos. Que, neste Natal, possamos viver a paz de Cristo e transmiti-la para aqueles que necessitam da paz que excede o nosso entendimento. Feliz Natal!