Mateus 6.23 - “A vida é mais importante do que a comida, e o corpo, mais do que as roupas”.
Hoje, podemos encontrar muitos livros de autoajuda e muitos programas para nos ensinar como entender o significado da vida. Apesar de todo o esforço humano para apresentar saídas para os conflitos do homem, nada pode ser tão eficiente quanto a Palavra de Deus.
O primeiro princípio para entendermos o valor da vida é nos conhecermos. Jesus nos mostra de maneira clara na Palavra o seu autoconhecimento quando exclamou: "Eu sei quem sou. Eu testifico de mim mesmo". Isso é essencial para conhecermos o significado da vida. Se não soubermos quem somos, acabamos permitindo que outros nos manipulem e nos pressionem para sermos quem não somos.
Muito conflitos presentes em nossas vidas são resultado do fato de usarmos máscaras, de iludirmos os outros, de vivermos vidas duplas ou de tentarmos ser alguém que não somos. Jamais vamos nos sentir satisfeitos e resolvidos com a vida se não descobrirmos qual seja a nossa real identidade.
O segundo princípio para entender o valor da vida é descobrir onde estamos e onde desejamos chegar. Cristo disse: "Sei de onde vim e para onde vou". Se você não planejar a sua vida e estabelecer prioridades, você será pressionado por aquilo que outros pensam ser importante para você.
No dia a dia, ou estabelecemos prioridades, ou vivemos sob a pressão que a sociedade exerce sobre nós. Não há outra opção. Ou decidimos o que é prioritário em nossa vida, ou permitimos que os outros nos digam o que é mais importante para nós. Se não estabelecemos prioridades, certamente viveremos sob pressão do mundo. Quem não sabe para onde vai não chega a lugar algum.
É muito fácil vivermos sob a tirania daquilo que é urgente e chegarmos ao fim do dia pensando: "Será que realmente fiz alguma coisa? Gastei muita energia e concluí muitas tarefas, mas será realizei algo importante?" Muita atividade não implica necessariamente produtividade. Precisamos saber que a preparação nos leva à tranquilidade.
Estamos tão preocupados com as coisas materiais que esquecemos de entender que a vida é muito mais do que comida, bebida e a roupa que vestimos. Se desejamos descobrir o verdadeiro sentido de viver, devemos iniciar procurando entender quem na verdade somos, buscando de maneira definitiva qual é o nosso papel neste mundo e como podemos desempenhá-lo, e só assim passaremos a entender a vida como o Senhor nos apresenta em sua Palavra.