Provérbios 17.17 – “O amigo ama em todos os momentos; é um irmão na adversidade”.
A Bíblia traz com clareza a importância que a amizade deve ter para nós. Em um momento em que temos sido obrigados a nos distanciar uns dos outros e a ficar afastados das amizades, temos visto o quanto é significativo e importante ter amigos.
Embora o tempo seja de reclusão e de afastamento, nós sabemos que não podemos viver e ser felizes sem ter amigos, companheiros de jornada, conselheiros sábios, refrigério de Deus em nossas vidas.
Quando falo de amigos me refiro a amigos sinceros, que estão ao nosso lado para celebrar suas vitórias e chorar conosco as nossa lutas e dificuldades. Falo dos amigos que são capazes de dizer verdades que precisam ser ditas e nos confrontar nos momentos em que não nos posicionamos de maneira coerente e adequada.
Não existe uma fórmula para se construir amizades sinceras e verdadeiras. O fato é que ninguém é feliz sozinho, por essa razão precisamos de amigos com quem possamos compartilhar a vida e dividir os sonhos e projetar o nosso amanhã.
Desde o princípio, somos estimulados pela Palavra a uma vida de unidade uns para com os outros. Jesus nos apresenta, em João 15.15, um sentimento singular para demonstrar o seu relacionamento com os seus: “Já não os chamo servos, porque o servo não sabe o que o seu senhor faz. Em vez disso, eu os tenho chamado amigos, porque tudo o que ouvi de meu Pai eu lhes tornei conhecido”. O gesto de Jesus nos estimula a nutrirmos amizades autênticas com os que estão a nossa volta.
Amigos... Como é bom ter amigos! Em todas as fases da nossa vida estamos à procura de amigos. Embora alguns já tenham desistido de procurá-los, pois geralmente encontram mais inimigos que amigos, acabam se sentindo desanimados e escolhendo a solidão como companhia.
Afinal, porque precisamos de amigos? Para que servem? Será que realmente precisamos deles ou podemos viver sozinhos? Como saber se aquela pessoa é realmente minha amiga? Como encontrar um amigo? Talvez você já tenha algumas respostas formadas e outras, você continue a buscar, pois nem sempre é fácil achar um amigo legal e leal, com quem podemos compartilhar todos os momentos, mas tenha certeza de que precisamos de amigos.
A Bíblia fala de amizades duradouras, leais e dedicadas, cada qual com um ponto forte, como a de Noemi e Rute; e a de Jônatas e Davi. Tanto no caso de Noemi e Rute como no de Jônatas e Davi destacam-se a lealdade e a fidelidade que tinham uns pelos outros. Que neste tempo de isolamento possamos ter amizades sinceras e verdadeiras, capazes de vencer qualquer adversidade.