Provérbios 14.16 - “O sábio é cauteloso e evita o mal, mas o tolo é impetuoso e irresponsável”.
Não sei se você tem observado, mas as pessoas do nosso tempo têm demonstrado certa inconsequência em seus atos e comportamentos. Constantemente presenciamos pessoas dando passos maiores do que a perna. Essa realidade pode ser vista em todas as áreas da vida, tanto nos negócios, como nos relacionamentos.
O escritor Robert Schuller disse algo que retrata muito bem como devemos agir nas situações da vida: “Sonhe grandes sonhos, mas tome pequenos passos”. Com passos grandes corremos um grande risco de cairmos, ou mesmo de sairmos feridos pelos problemas. Costumo aconselhar as minhas ovelhas a aprender a contar sempre a partir do número 1.
Na verdade, a inconsequência tem-se instalado na vida de muitas pessoas. Presenciamos muitos que, sem medir as implicações de suas atitudes, acabam colhendo situações desastrosas em suas vidas. Não podemos, por ansiedade ou mesmo por irresponsabilidade, agir sem imaginar os efeitos das nossas atitudes.
A própria Palavra de Deus nos adverte: “há um tempo determinado para todas as coisas”. Esse tempo precisa ser observado e compreendido. Quando nos precipitamos e decidimos fazer algo no impulso, sem orar, sem buscar a direção de Deus e sem observar se o que estamos fazendo é realmente o correto, acabamos prejudicados e prejudicando quem está à nossa volta.
Para descobrirmos o que é melhor para nós, e entendermos as oportunidades que estão à nossa frente, precisamos aprender a ouvir a voz de Deus. Cada degrau que subimos na vida requer segurança, e essa segurança só é possível quando Deus está conduzindo a nossa trajetória.
Cada momento que vivemos é uma oportunidade de criarmos um pouco mais de valor. Nada é por acaso! Em tudo tiramos lições que, no momento certo, usaremos em alguma área da nossa vida.
Não é fácil entender o momento certo de falar e de agir. Quase sempre ficamos na dúvida se estamos realmente fazendo a melhor escolha. Contudo, a vida exige de nós posicionamento. Não podemos ficar indiferentes ao que está acontecendo à nossa volta, mas essa realidade não nos dá o direito de sermos precipitados. Devemos avaliar as situações com cautela e, só assim, nos posicionarmos.
É bom lembrar que, para alcançarmos o topo da montanha, vamos precisar dar um passo de cada vez até chegarmos ao lugar desejado. Nunca desista ao olhar a escada da vida, mas seja cauteloso ao subir cada degrau!