Os olhos do Senhor!
Os olhos do Senhor!
Provérbios 15.3 – “Os olhos do Senhor estão em toda parte, observando atentamente os maus e os bons”.
O olhar do Senhor tem a referência da Sua presença em todos os lugares. O Senhor nos acompanha por onde andarmos. Ele não só nos conhece, mas também observa, atentamente, cada atitude e cada comportamento que temos.
Será que, em algum momento da vida, já paramos para avaliar que tudo o que fazemos e vivemos está sendo acompanhado pelo Senhor? O Salmista retrata essa realidade de maneira bem clara ao afirmar no Salmo 11.4: “O Senhor está no seu santo templo; o Senhor tem o seu trono nos céus. Seus olhos observam; seus olhos examinam os filhos dos homens”. Para muitos, essa realidade pode ser assustadora e preocupante, contudo, para os que servem verdadeiramente ao Senhor, pode ser motivo de grande alegria.
A verdade é que nem um gesto sequer que tenhamos fica fora do controle, do olhar e do exame de Deus. Nem sempre temos a percepção do significado deste texto, mas precisamos refletir quanto ao comportamento que temos adotado em nossos dias e as posturas que temos assumido ao longo da nossa existência. O nosso Pai registra todas as nossas atitudes e comportamentos e, certamente, aquilo que praticamos, que fere ao Senhor, deve magoá-lo profundamente.
No verso 3 do Salmo 11, o Salmista pergunta: “Quando os fundamentos estão sendo destruídos, que pode fazer o justo?”. Quando as situações de crise batem à nossa porta, quando a doença ataca, quando o casamento acaba, quando os filhos sofrem e quando a morte nos assalta, o que devemos fazer? Quais são as nossas reações diante das lutas e desafios da vida?
Davi não responde à sua pergunta com uma resposta, mas com uma declaração: “O Senhor está no seu santo templo; o Senhor tem o seu trono nos céus”. A realidade é que Deus não muda por causa de nossas tempestades. Ele não recua diante de nossos problemas. Ele não se espanta com as situações que vivemos. Ele está no seu santo templo. Ele está no seu trono nos céus. O Senhor não se abala com as nossas reações diante da vida; Ele continua sendo o mesmo: Deus.
Embora não tenhamos a mínima noção da grandeza de Deus e da sua poderosa ação, Deus sempre triunfará nas nossas tragédias e lutas. O Senhor é especialista em nos socorrer; Ele é perito em transformar as nossas tragédias em triunfo. Não foi isso que ele fez com José, com Jó e tantos outros personagens da Palavra de Deus?
Eu não sei como você tem reagido nos momentos difíceis que você tem vivido até hoje, mas eu te afirmo que o Senhor não está indiferente à sua luta; Ele não deixou de ser Deus porque você está enfrentando tempestades e problemas. O nosso Deus nos acompanha e tem um olhar atento a tudo o que estamos enfrentando.