Hebreus 12.2 – “Tendo os olhos fitos em Jesus, autor e consumador da nossa fé. Ele, pela alegria que lhe fora proposta, suportou a cruz, desprezando a vergonha, e assentou-se à direita do trono de Deus”.
Neste tempo a nossa atenção se volta para o Natal, e, para entendermos o seu real significado, precisamos tirar o olhar de tantas outras direções e aprender a olhar para Jesus.
O texto usa a expressão “Tendo os olhos fitos”, que no original significa fixar os olhos, desviar o olhar de todas as outras coisas. Em meio às distrações, pressões e incertezas da vida, somos chamados a ter um único foco central: Cristo. Olhar para Jesus é rejeitar comparações. É não se deixar prender pelo passado nem se iludir com o presente. É seguir o caminho que Ele trilhou, pois Ele é o autor e consumador da nossa fé.
Deus em seu grande amor e em sua infinita misericórdia manifestou graça ao mundo na Pessoa de Jesus Cristo. Ele é a luz que tira o pecador da escuridão, da morte, do abismo, e o transporta para o seu reino. É vital que nós tenhamos visão, olhos abertos para ver a Pessoa do Senhor Jesus Cristo.
Falar sobre Jesus de Nazaré é algo formidável e impactante. Jesus, como homem, tornou-se o maior tema da história mundial. Sobre nenhum outro se escreveu mais do que sobre Ele. A respeito de ninguém se discutiu tanto quanto sobre Jesus. Ninguém foi mais odiado, mas também mais amado; combatido, mas também mais louvado. Sobre nenhum outro foram feitas tantas obras de arte, hinos, poemas, discursos, e compêndios do que sobre Cristo.
A vida terrena de Jesus nos mostra que Ele foi ao mesmo tempo verdadeiro homem, mas continuou também verdadeiro Deus. Percebemos muitos contrastes em Sua vida, tanto provas da Sua inteira humanidade, como da Sua perfeita divindade. Ele sentia cansaço, mas ao mesmo tempo podia chamar para Si os cansados e dar-lhes a paz.
Jesus teve fome, mas era o próprio pão da vida. Cristo teve sede, sendo ao mesmo tempo a água viva. Ele enfrentou a agonia da morte, mas curou todos os tipos de doenças e aliviou qualquer dor. Jesus foi tentado pelo diabo, mas expulsou demônios. Ele vivia no tempo e no espaço, mas era desde a eternidade.
Ele veio para revelar Deus à humanidade. Em Jesus Cristo, Deus se manifestou da forma mais clara. Ele é a prova de que Deus não se afasta do pecador, mas se volta para ele e ama todos os homens. Jesus veio para convencer este mundo de sua pecaminosidade e necessidade de redenção. Ele veio para morrer, como homem sem pecado, pelo pecado dos homens, para se entregar como sacrifício por eles, por uma humanidade que tinha caído. Agora, os homens podem ser salvos por Ele e desfrutar da sua graça dia após dia.
Que o Espírito Santo nos conceda a oportunidade de olhar e comtemplar a face de Cristo. Que sejamos agraciados com o entendimento de que a vida toma uma direção diferente quando conseguimos olhar para Cristo com os olhos da fé, e ter a certeza de que Ele contempla o nosso olhar e se corresponde conosco!