Salmos 103.13– “Como um pai tem compaixão de seus filhos, assim o Senhor tem compaixão dos que o temem”.
A tarefa paternal tem tanto significado que a própria Palavra a coloca como referência para expressar o cuidado de Deus em nosso favor, revelando a sua compaixão e misericórdia. O nosso Deus é um Deus paternal.
Como pais, precisamos encarar essa tarefa como um privilégio, pois sabemos que essa missão nos foi dada pelo próprio Deus e cabe a nós honrar o Senhor ensinando os nossos filhos o caminho da verdade e plantando o amor de Deus em seus corações.
Nós sabemos muitos bem que a tarefa de ser pai exige dedicação, renúncia e a prática do amor. Vamos sempre sentir necessidade de buscar no Senhor as referências para criar os nossos filhos dentro dos padrões da Palavra de Deus, testemunhando a verdade do Senhor em cada atitude que temos. Precisamos saber que ser pai é uma tarefa divina, que só é exercida plenamente pela influência sobrenatural de um Deus que é Pai.
Quando entendemos a paternidade olhando para o Senhor, compreendemos a singularidade do que é ser pai de verdade. A paternidade aproxima, acolhe, estreita as relações. A paternidade traz consigo o sentimento de intimidade e cumplicidade.
A Bíblia revela Deus como um Pai amoroso, presente, justo, perdoador, provedor e guia. Quando um pai terreno busca refletir essas qualidades, ele se torna uma ponte que leva os filhos a conhecer melhor o Pai celestial.
Observando a realidade da nossa sociedade, ficamos estarrecidos em presenciar o quanto as pessoas estão desgastadas por terem perdido as suas referências. Infelizmente, temos visto muitos jovens perdidos em suas vidas por lhes faltar o exemplo de um pai que seja modelo de um servo de Deus.
Além da falha da paternidade, sejamos realistas, identificamos também o quanto está desgastada a tarefa de ser filho. Os noticiários, constantemente, relatam o abandono dos pais por filhos egoístas que só pensam em seus próprios interesses, sem demonstrar a mínima atenção pelos seus pais.
A nossa palavra hoje para os pais é de gratidão. Gratidão pelo cuidado, gratidão pelo empenho em oferecer o melhor, e gratidão pelo testemunho e exemplo de vida. Hoje, olho a minha história e vejo o quanto foi importante ter um pai que me deu exemplos e me ofereceu preciosas lições para a vida. Com o coração cheio de reconhecimento, devemos agradecer a Deus pela vida dos nossos pais, rogando ao Pai eterno que os recompense e os abençoe neste dia especial.