Muitos ficam satisfeitos em conhecer Deus apenas de ouvir falar. Saber que Deus existe e que é Senhor absoluto sobre tudo e sobre todos não é suficiente, é necessário entendermos que precisamos seguir Deus de perto, ter experiências com Ele e ouvi-lo no mais íntimo do nosso ser.
É importante destacar que toda criatura tem um anseio em seu interior por conhecer Deus. Naturalmente, vamos nos empenhar nesta procura por respostas que possam trazer um significado para nossa vida e um encontro verdadeiro com o Pai. O desejo de buscar Deus origina-se no próprio Deus, mas a realização do desejo depende de o seguirmos de todo o nosso coração.
Os cientistas modernos perderam Deus de vista nas maravilhas da sua criação, e nós, cristãos, corremos o risco de perder Deus de vista em meio às maravilhas da sua Palavra. Em muitos momentos, esquecemos que Deus é uma pessoa e que, por isso, devemos cultivar um relacionamento íntimo e pessoal com o Senhor.
É impossível dizermos que conhecemos alguém só com um encontro, é necessário uma convivência íntima e um relacionamento pessoal para se dizer que temos um relacionamento com alguém. Com Deus não é diferente, precisamos buscar uma intimidade real com Senhor e descobrir a preciosidade de ouvir a sua voz e sentir o seu toque de amor.
Deus é uma pessoa e, na profundeza da sua natureza, Ele pensa, tem alegria, expressa bondade e se entristece quando não correspondemos ao que Ele espera de nós. Em seu relacionamento conosco, Ele é fiel, mesmo quando falhamos, porque não muda sua essência. Ele se comunica conosco por meio dos nossos pensamentos, de nossas vontades e sentimentos.
Convidar Deus para caminhar conosco é uma necessidade. Muitos só ficam na periferia por não convidar o Senhor para fazer parte da sua intimidade. Muitos só procuram o Senhor em sua conveniência, para satisfazer seus anseios e desejos, mas não se esforçam por manter um relacionamento pessoal e verdadeiro com o Pai.
Encontrar-se com Deus não significa que encerramos nossa busca por Ele, esse é o paradoxo da alma que ama Deus. Todos os dias, vamos viver situações que revelam nossas fragilidades e nossa necessidade de conhecer o Senhor e de buscá-lo no mais íntimo do nosso ser.
Seguir Deus de longe é não conhecer Sua Palavra, não entender seus propósitos e não buscar Sua vontade. Satisfazer-se com o que outras pessoas nos falam acerca de Deus é uma atitude alienada. Precisamos ter nossas próprias experiências, precisamos nos aproximar do Pai como filho que deseja abrigo, confiança e aconchego. Seguir Deus de perto é apegar-se a Ele e ser sustentado pela sua destra fiel.