Romanos 1.18-19 – “Portanto, a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça, pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou”.
O mal enfurece a Deus porque traz destruição e derrota para o homem. A nossa ignorância espiritual tira a nossa capacidade de entender o quanto o mal é destrutivo para a nossa vida, e o quanto a sua prática nos afasta de Deus e das suas promessas.
A realidade de que Deus se ira nem sempre é bem compreendida por alguns. Imaginamos que, porque Deus é amor, se torna indiferente a qualquer situação que vivamos, o que é um grande engano. O amor de Deus não anula a sua essência santa e, por essa razão, o Senhor vai sempre se opor ao pecado.
Precisamos entender que Deus não fica impassível enquanto Seus filhos toleram a perversão. Ele nos permite seguir nossos caminhos pecaminosos, e colher as consequências. Todo coração partido, toda gravidez indesejável, todas as guerras e tragédias, se seguidas pelo rastro levarão ao ponto de partida: nossa rebelião contra Deus.
O apóstolo Paulo trata desse aspecto com muita propriedade quando nos adverte em sua carta aos Romanos, capítulo 12.9: “O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom”. Saber se posicionar diante do que afronta a Deus, é um sinal de discernimento espiritual e de intimidade com o Pai.
Infelizmente, a nossa visão de Deus tem sido distorcida nos últimos tempos. Alguns imaginam Deus como um rígido diretor de escola, tão ocupado em controlar os planetas que nem se dá conta de nós. Outros o imaginam como um pai coruja, cego às maldades de seus filhos. Ainda outros insistem que Ele nos ama tanto, que é incapaz de ficar bravo com nossas maldades.
Quanta insensatez da nossa parte! Na verdade, Deus se ira por causa do mal. O Senhor não admite o pecado nem tão pouco fecha os olhos para ele. Precisamos pedir que o Senhor nos faça enxergar o quanto estamos longe d`Ele e da Sua Palavra. Essa atitude tem nos levado a uma vida sem compromisso com a verdade, e totalmente voltada para o mal.
Muitos não entendem a ira de Deus porque confundem ira divina com raiva humana. Ambas têm pouca coisa em comum. A ira dos homens é tipicamente autoacionada, e inclinada a explosões de temperamento e atos violentos. Ficamos irados por havermos sido passados para trás, negligenciados ou enganados. Essa é a ira dos homens, não a de Deus.
Deus não fica zangado por não havermos feito como Ele quis. Ele se ira porque a desobediência sempre resulta em autodestruição. O Senhor se aborrece pela nossa falta de compromisso com Ele e com a Sua Palavra. O Senhor fica irado porque sabe o quanto o pecado é destrutivo, e qual é o resultado final daqueles que vivem sob a sua influência. Que Deus tenha misericórdia de nós, e nos livre do mal que provoca a Sua ira.