“Porque vivemos por fé, e não pelo que vemos.” (2 Coríntios 5.7)
Certamente, o grande desafio da vida Cristã é deixar de viver por aquilo que os nossos olhos enxergam e passar a viver pela fé. A verdade é que poucas pessoas conhecem o verdadeiro poder da fé. A sua grandeza extrapola os limites do religioso. A fé é uma força extraordinária, uma experiência transformadora da realidade – embora invisível, ela é real.
Quando somos alertados pela Palavra de Deus para a necessidade de vivermos pela fé, ficamos extremamente preocupados, pois naturalmente queremos ter tudo a nossa volta sob o nosso controle e domínio, viver firmado em algo subjetivo não parece muito inteligente. A natureza do homem é manter-se no controle de tudo a sua volta.
Em um mundo em que a racionalidade, o pragmatismo e a cultura do materialismo imperam, a fé tem se tornado uma virtude de poucos. O que presenciamos é que apenas poucas pessoas vão conseguir entender e praticar o poder de viver pela fé.
Embora toda oposição que o viver pela fé possa sofrer, é preciso ficar claro que não existe nada mais precioso do que as maravilhas que a fé produz em nós: nos concede a capacidade de fazer-nos enxergar aquilo que ainda é invisível aos olhos naturais.
Por meios da fé, a nossa visão se abre para uma realidade nunca antes vivida. O homem que decide entregar a direção dos seus dias ao Senhor e se rende a uma vida de fé passa a desfrutar de um ambiente de total segurança, pois a sua vida não se encontra mais sob o seu domínio, mas sob o total controle do Senhor.
Não podemos esquecer que um dos nossos maiores opositores é a dúvida. A dúvida nos impossibilita, em muitas situações, de perseverar em nossos planos e sonhos. Quem vive dominado pela dúvida será sempre um derrotado, pois lhe faltará coragem para tomar decisões e fazer escolhas. Para lutar pelo que desejamos, precisamos ter convicção e não dúvidas.
Quando aprendemos a ver a vida pelos olhos da fé, nos tornamos imbatíveis, pois a fé nos leva a superar as situações mais complexas e difíceis da vida. Quando racionalizo o que se encontra à minha frente, vou tentar solucionar as situações da minha forma, com a força do meu braço e passo a trilhar um caminho mais complexo e mais pesado.
Eu quero te desafiar a iniciar uma jornada de fé hoje. Andar pela fé, viver pela fé e olhar com os olhos da fé! Será sempre desafiador, mas não existe nada mais compensador para aqueles que servem a Deus do que poder usufruir do que a fé pode nos proporcionar.