“Se alguém amaldiçoar seu pai ou sua mãe, a luz de sua vida se extinguirá na mais profunda escuridão!”. Provérbios 20.20
Embora muitos estejam banalizando a tarefa de ser pai, é preciso encarar esta missão como uma grande responsabilidade que a nós foi confiada. A verdade é que ser pai é uma tarefa árdua, que exige dedicação, renúncia e o verdadeiro amor.
A paternidade é algo tão singular e de tanta responsabilidade que o próprio Deus se intitula Pai para aproximar-se da Sua criação e manter comunhão com ela. A paternidade aproxima, acolhe, estreita as relações; ela traz consigo o sentimento de intimidade e cumplicidade.
Observando a realidade da nossa sociedade, vamos ficar estarrecidos em presenciar a indiferença e o desprezo com que os filhos tratam os seus pais. É uma pena, mas não sabemos reconhecer o verdadeiro valor de um pai.
Se formos realistas, vamos identificar o quanto está desgastada essa tarefa e como nós temos sido negligentes na assistência e no amparo dos nossos pais. Quantas pais sofrem por não se sentirem amados por seus filhos e por desejar atenção ou, pelo menos, um abraço no dia de hoje.
A paternidade é uma missão honrosa. Muitos, em nossos dias, não se dão conta da importância que a Palavra de Deus dá a essa tarefa tão especial. Por esta razão, vamos encontrar muitos que preferem dedicar-se aos seus desafios e sucessos profissionais a encarar, com honradez, a função paternal.
Todo contexto da história da natureza humana nos mostra que não é fácil ser pai. Muitas vezes é sinônimo de sofrimento e de grandes lutas. São pais que têm que amargar a indiferença e o desprezo dos seus filhos. Quantos hoje vivem na solidão e no abandono por conta de filhos individualistas e indiferentes?
O que podemos dizer neste dia para você, pai, que tem dedicado a sua vida à criação e ao sucesso dos seus filhos? O que podemos expressar que traga o verdadeiro significado do que é ser pai? O que podemos falar para vocês que foram capazes de expressar sentimentos impossíveis de serem compreendidos e recompensados pelos filhos?
Hoje, olho a minha história e vejo o quanto foi importante ter um pai que me deu exemplos e me ofereceu preciosas lições para a vida. Com o coração tomado de gratidão e reconhecimento, devemos agradecer a Deus pela vida dos nossos pais, rogando ao Pai eterno que os recompense e os abençoe neste dia especial.