Hebreus 11.1 – “Ora, a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos”.
Geralmente temos muita dificuldade para definir a fé porque queremos balizá-la com conceitos humanos, o que é impossível. A fé traz consigo algo subjetivo que se concretiza em nosso relacionamento íntimo e pessoal com Deus. A fé está diretamente ligada a Deus. As demais crenças professadas fora da intimidade com Deus são crendices.
Poucas pessoas conhecem, verdadeiramente, o poder da fé. A fé é muito mais do que um conceito teológico, e a sua atuação vai além da nossa religiosidade. Ela é uma força extraordinária que transforma a nossa vida e muda toda a nossa maneira de pensar e de agir.
Em um mundo pautado pelo materialismo e pelo pragmatismo, a fé tem-se tornado uma virtude para poucos. Essa realidade fica comprovada pela maneira como alguns enfrentam as dificuldades e problemas da vida porque, quem tem fé, sabe lidar com as adversidades, mas, quem não a tem, se desespera e entra em colapso.
Aqueles que exercitam a fé desfrutam de algo extraordinário. A fé gera força para suportar situações que, naturalmente, não são possíveis; a fé nos faz enxergar o que é milagroso. Aquilo que aos olhos humanos ainda está encoberto pode ser visto por quem crê. Por meio da fé a nossa visão se liberta daquilo que é simplesmente material e se projeta para o que é divino e sobrenatural.
O maior inimigo da fé é a dúvida. Quando permitimos que a dúvida sufoque a nossa fé, perdemos a capacidade de seguir em frente. A dúvida é paralisante. Ela domina a nossa mente e nos impossibilita de enxergar o que Deus está fazendo em nosso favor. Quem vive sobre o jugo da dúvida já aceitou a derrota antecipada.
Através da fé podemos ver portas abertas e milagres se concretizando. Jesus, quando curava alguém, dizia: “A tua fé te curou.” A fé gera possibilidades espirituais e ativa o que é impossível para os homens. Pela fé plantamos esperança em nossa alma e tornamos real a nossa vitória.
Quem não consegue olhar a vida pelos olhos da fé sempre vai enxergar a vida de maneira limitada. A falta de fé nos torna céticos, sem perspectivas de mudanças, sem esperança de que as lutas e dificuldades irão passar, de que as dores da vida serão vencidas. É triste acompanhar pessoas que estão definhando na vida por não terem fé. O exercício da fé é uma necessidade para aqueles que dizem conhecer a Deus.
Que possamos alimentar a fé com o conhecimento da Palavra de Deus, e desfrutar, de maneira extraordinária, do poder da fé. Comece, a partir de hoje, a buscar a experiência da fé que move a sua vida e abre todas as oportunidades que você tem pedido ao Senhor em oração.