Relacionamentos saudáveis!
Relacionamentos saudáveis!
1 João 4.11 – “Amados, visto que Deus assim nos amou, nós também devemos amar uns aos outros”.
Nós somos seres relacionais, por isso o grande desafio da vida cristã são os relacionamentos. Nós sabemos que não é fácil lidarmos com as pessoas que pensam diferente de nós para não transformarmos essas situações em conflitos e oposições.
Nada é mais desagradável na vida do que viver em um ambiente de constante conflito e discórdia. Seja essa desarmonia em casa, no trabalho, na igreja ou na rua, desejamos muito que, por onde passarmos, possamos ser pacificadores, cordiais e relacionais.
Quando não conseguimos enxergar a necessidade de estarmos bem com todos, nos tornamos pessoas vazias de sentimentos, infelizes, solitárias, amargas e em constante conflito com a vida. Quando nos deixamos ser tomados por essas atitudes, nos fechamos para os outros, somos levados pelo isolamento afetivo e social, e acabamos nos autodestruindo.
Ninguém pode promover a paz sem possuir paz em seu coração. Geralmente, imaginamos que a paz depende unicamente dos outros e nos esquecemos de olhar para nossa realidade e perceber que, na maioria das vezes, somos nós os agentes da guerra. Em Hebreus 12.14 nos alerta: “Esforcem-se para viver em paz com todos ...”.
O momento que vivemos hoje é propício para reavaliarmos os nossos conceitos e atitudes diante da vida. Se temos sido pedras de tropeços para os outros, precisamos voltar e concertar os nossos erros. Só assim vamos desfrutar de um tempo de paz e harmonia.
Para quem deseja mudar a realidade à sua volta, está na hora certa de procurar alguém que magoou ou ofendeu, pedir perdão e oferecer um abraço amigo e sincero. Celebrar a vida em sua plenitude, crescer interiormente com o coração aberto, vivenciar o amor e a alegria é indispensável para isso. Isso faz parte do processo de cura das feridas da alma que nos impedem de viver em paz.
Ao longo da nossa existência, algumas pessoas nos fazem sofrer. Vivemos situações traumáticas que deixam marcas profundas em nossas vidas. Em muitos momentos, vem em nosso coração a sensação de que nunca mais vamos voltar a amar e a sorrir. Contudo, sabemos muito bem que, quando nos aproximamos do Senhor, Ele restaura tudo o que ficou marcado negativamente em nossa existência.
Que Deus trabalhe em nossas vidas para estarmos prontos a transformar os nossos relacionamentos doentios, traumáticos e difíceis em relacionamentos saudáveis, para a glória d`Ele.