Obadias 1.12 – “Você não devia ter olhado com satisfação o dia da desgraça de seu irmão; nem ter se alegrado com a destruição do povo de Judá; não devia ter falado com arrogância no dia da sua aflição”.
O ser humano é extremamente complexo em seus sentimentos e ações. Em geral, gostamos de rir da desgraça dos outros, e nem sempre conseguimos demonstrar empatia com os que estão passando por dificuldades e problemas. Geralmente, andamos na contramão do que nos ensina a Palavra de Deus, que devemos nos compadecer do nosso semelhante.
O que testificamos é que o pecado trouxe ao ser humano esse sentimento estranho que tantas vezes toma conta dos nossos corações. O nosso egoísmo nos impede de ver as bênçãos na vida das pessoas, de nos alegrar e ficar felizes com o sucesso das pessoas que nos cercam.
Embora essa seja a postura da maioria das pessoas, nós sabemos muito bem que a Palavra de Deus nos mostra uma realidade totalmente diferente da que praticamos no dia a dia. Quando somos alcançados pela graça de Deus, fica evidente que o Senhor tem outra perspectiva para a nossa vida.
Obadias nos apresenta uma séria de advertência de Deus aos edomitas. Os edomitas eram descendentes de Esaú, irmão de Jacó, de quem os israelitas eram descendentes. As desavenças entre os irmãos são conhecidas no livro de Gênesis. Esaú era o mais velho e Jacó, seu irmão gêmeo, o mais novo (Gênesis 25:25-27). No entanto, Jacó, além de comprar a primogenitura do irmão com um caldo de lentilhas (Gênesis 25:29-34), se fez passar pelo irmão e recebeu a bênção de seu pai, Isaque, no lugar do irmão (Gênesis 27).
Os ressentimentos e a vontade de vingança tomaram conta da mente de Esaú e somente após anos de distância os irmãos se reconciliaram. Quando olhamos para essa realidade bíblica, encontramos a nossa história. Em tantos momentos somos tomados por sentimentos e temos atitudes que acabam nos afastando até mesmo de quem deveríamos amar.
O Novo Testamento nos alerta: “Abençoai os que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram; chorai com os que choram... A ninguém devolvei mal por mal. Procurai fazer o que é certo diante de todos... Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem” (Romanos 12.14-21). Que Deus nos ajude a sermos mais empáticos com as dores dos outros, pois só assim estaremos vivendo o propósito de Deus em nossas vidas.