“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” (Mateus 28.19-20)
A grande comissão de Jesus aos discípulos indica de maneira clara um ato de obediência. Quando entendemos que todos nós temos um chamado para anunciar a verdade da salvação e que este chamado é um ato de obediência ao Senhor, passamos a encarar a nossa missão de maneira diferente.
Não se trata de uma opção: o Senhor nos convoca para exercermos uma tarefa intransferível e, por obediência a Sua Palavra, devemos, simplesmente, obedecer. Quando questionamos – ou mesmo nos sentimos despreparados para a tarefa –, estamos desqualificando a direção de Deus para as nossas vidas.
Habitualmente as pessoas que estão tendo dificuldades para se alinhar à Palavra de Deus são aquelas que realmente não querem obedecê-lO em primeiro lugar; elas querem, apenas, encontrar uma saída na Palavra. Mas com Deus é “sim” ou “não”; infelizmente, com alguns cristãos é “talvez seja”.
Deus tem sido específico em Sua Palavra, tanto que nós temos um caminho bem definido para seguir, onde não há dúvidas. A estrada apontada na Palavra de Deus não é confusa, nem tão pouco revela dificuldades. Além do mais, ela sempre nos guiará para o cumprimento daquilo que Deus tem para nós como promessa. Simplesmente devemos colocar a nossa vida na estrada que tem como sinal a obediência a Deus e a sua Palavra.
A obediência é tão fundamental que se não estiver presente na vida daquele que afirma ser cristão, essa pessoa dever ter o seu testemunho sob questionamento. Esta verdade pode ser vista nas palavras de Jesus quando nos afirma em João 8.31: “Disse Jesus aos judeus que haviam crido nele: ‘Se vocês permanecerem firmes na minha palavra, verdadeiramente serão meus discípulos’”.
A obediência vai nos impulsionar a anunciar Cristo por onde formos. Todos os que professam Cristo devem demonstrar essa fé pela obdiência no cumprimento de sua ordem de proclamar o nome de Jesus.
Precisamos entender a obediência como um princípio de vida. O que obediência significa não é apenas um simples ato ou mesmo uma série de ações. Obediência é um estilo de vida inteiro caracterizado por um espírito de obediência, ou, uma atitude habitual de obediência.
Jesus, nosso exemplo, demonstrou esta atitude e estilo de vida de obediência. Sua razão inteira para vir à terra foi, “...Eis aqui estou para fazer, ó Deus, a tua vontade...” (Hebreus10.9). O Princípio pelo qual Ele viveu Sua vida inteira foi a obediência. Que o Senhor nos capacite para obedecermos no cumprimento de sua missão de anunciar o Seu nome!