APRENDENDO A LIDAR COM A ANSIEDADE
APRENDENDO A LIDAR COM A ANSIEDADE
Filipenses 4.6-7 – “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus”.
Neste tempo de dúvidas e incertezas, temos visto muitas pessoas serem afetadas pelo terrível problema deste século, chamado ansiedade. A ansiedade pode ser definida como um fator que gera uma deficiência mental, emocional ou física. É um estado de tensão não resolvida decorrente das pressões, irritações e exigências da vida.
A ansiedade tem levado muitas pessoas a anteciparem os problemas e a sofrerem por situações que nunca irão viver. Entendemos que a preocupação é uma ideia fixa e antecipada que perturba o espírito, gerando ansiedade. Em outras palavras, a preocupação é a ocupação da mente com algo que ainda não existe. Preocupado é aquele que está ocupado mentalmente com uma situação que ainda não é real.
Geralmente, confundimos preocupação com prudência e providência. A prudência e a providência implicam ações cautelosas, enquanto a preocupação e o stress implicam apenas imaginação. A pessoa prudente é aquela que olha para as necessidades reais existentes no futuro e toma providências antecipadas, para que não seja surpreendido com alguma falta.
A providência é o que move você a trabalhar para pagar as contas no dia certo. Já a preocupação é o que faz você passar a noite sem dormir, imaginando que não terá dinheiro para sanar as suas obrigações, gerando uma terrível ansiedade.
Tenha certeza, Deus não prometeu que viveríamos isentos de situações preocupantes e difíceis, mas que Ele nos permitiria viver de forma que estas coisas não nos afetassem emocionalmente, fisicamente e espiritualmente.
As situações difíceis chegam para todos, mas quando fazemos do Senhor o nosso refúgio, somos habilitados por Ele a superar as situações complexas da vida e a sair vencedores. O desafio não é o problema em si, mas a maneira como cada um o encara. Alguns ficam prostrados e sem reação, sofrendo antecipadamente a derrota, outros reagem com coragem, buscando uma saída que glorifique a Deus e testemunhe de sua fidelidade em suas vidas.
Nós sabemos que as pressões externas são grandes e os temores internos são maiores ainda. Se armazenarmos toda essa tensão em nosso interior, certamente ficaremos ansiosos e estressados. A ansiedade afeta diretamente a nossa saúde e debilita a nossa fé, roubando completamente a nossa alegria.
Não é fácil admitir que, em muitas situações, o stress vai nos matando aos poucos. Sem perceber, vamos sendo dominados pelos problemas a ponto de não conseguirmos controlar mais nossas emoções e reações sobre o que acontece a nossa volta.
A certeza de que Deus supre todas as nossas necessidades é o maior antídoto contra a ansiedade. Que o Senhor nos renove e nos fortaleça para vencermos a ansiedade na certeza de que Ele tem cuidado de nós.