Romanos 15.13 – “Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo”.
Estamos iniciando um novo ano. Certamente o nosso coração se enche de expectativas, de sonhos e de projetos, mas, ao mesmo tempo, vem um sentimento em nosso coração de que tudo pode sair errado e não conseguiremos cumprir nada do que planejamos.
Em um tempo em que não temos mais nada sob o nosso controle, como podemos criar sentimentos bons e altruístas de que tudo vai dar certo? Não é fácil, depois de termos vivido um ano de medo, dúvidas e incertezas, conseguir gerar em nosso interior entusiasmo, expectativas boas, esperança. Certamente vamos nos questionar se vale a pena olhar o amanhã com esperança.
O que precisamos entender, neste momento, é que a esperança que precisamos ter não vem das circunstâncias, mas de Deus. O texto em destaque deixa claro que o Deus a quem servimos e amamos é o Deus da esperança. Não uma esperança sem propósito ou vinculada às coisas materiais, mas uma esperança plantada em nosso coração pela ação do Espirito Santo em nosso viver.
Podemos, hoje, fazer uma grande lista do que pode nos dar esperança, mas é necessário saber que nada que possamos imaginar que nos garanta esperança será suficiente para provocar em nosso coração a segurança de que tudo vai dar certo.
Não somos suficientemente fortes para promovermos esperança. Por mais que nos sintamos preparados, fisicamente, mais cedo ou mais tarde enfrentaremos fragilidades. A estabilidade das riquezas é frágil demais para nos garantir segurança ou nos proporcionar esperança. Os prazeres deste mundo e os deleites da vida, por mais variados e abundantes que sejam, não podem preencher o vazio de nossa alma.
Por mais que olhemos para a nossa vida, e nos sintamos bem sucedidos, as conquistas, os diplomas e as medalhas de honra ao mérito podem até massagear nosso ego por um tempo, mas não darão o real e pleno significado à nossa vida.
É necessário criarmos um sentimento diferente para termos de volta a esperança. Precisamos de um refúgio verdadeiro e de poder. Precisamos de um amparo seguro que nos abrigue na hora da tempestade. Só em Cristo é possível sentirmos esperança em meio ao caos. Só Jesus tem a resposta que precisamos nas horas de dúvida e medo que enfrentamos.
Que, neste novo ano, a nossa esperança seja renovada e a nossa fé seja avivada. Que o Deus da esperança promova em nosso interior sentimentos novos, e que desfrutemos de um tempo de paz, contentamento, alegria e segurança no Senhor. Feliz 2021!