Êxodo 20:12 – “Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá”.
Como é precioso poder comemorar o dia das mães. Este, com certeza, é um momento muito importante para todos nós. Mas nem todos sabem enxergar o verdadeiro significado e valor de uma mãe. Se bem soubéssemos, não resumiríamos as nossas homenagens apenas a esse dia, mas aprenderíamos a honrar a nossa mãe todos os dias da nossa vida.
Todos os dias, devemos agradecer pela mãe que temos, até mesmo aqueles que, hoje, não tem mais essa pessoa querida e amada ao seu lado. A figura da mãe é tão importante que Deus comparou o seu cuidado para com Israel ao cuidado de uma mãe para com o seu filho (Isaias 49.15). Jesus, ao chorar sobre a cidade de Jerusalém, também expressou o mesmo sentimento (Mateus 23.37-39).
Mães que não medem esforços para ver a felicidade dos seus filhos, mães que são capazes de abrir mão da sua própria felicidade para ver os seus filhos felizes e bem-sucedidos. Elas acordam, trabalham, sonham, sofrem, choram, sorriem, cansam e se refazem, não por si mesmas, mas por aqueles que, todos os dias, exigem delas algo muito singular: o ser mãe. Esta é a diferença que se repete e se renova todos os dias.
Na Bíblia encontramos inúmeros exemplos sobre mães. Alguns são maravilhosos, outros, no entanto, nos mostram como uma mãe não deve agir, como, por exemplo, o de Rebeca que deu preferência a um filho em detrimento do outro, produzindo um conflito em casa. Vemos, na Bíblia, mães que sofreram com seus filhos, assim como Eva. A inveja de Caim o levou a matar o próprio irmão. Com certeza Eva chorou amargamente a morte de Abel. A Palavra de Deus está repleta de situações vividas pelas mães até hoje.
Todo o contexto da história da natureza humana nos mostra que não é fácil ser mãe. Quantas vezes ser mãe é sinônimo de sofrimento. Mães sofrem as ingratidões da vida; a solidão da casa quando os filhos crescem e se vão mundo afora; a amargura e a dor profundas por causa da rejeição de quando a velhice chega e os filhos a abandonam.
A grande verdade é que nem todo filho sabe, verdadeiramente, honrar a sua mãe. Não espere a sua partida para expressar sentimentos e dizer o quanto a sua mãe é importante para você. Em um mundo frio de sentimentos e atitudes valorosas, precisamos aprender a reconhecer a importância daqueles que dedicaram suas vidas em nosso favor.
A minha homenagem hoje vai para essas mulheres especiais, mães. A elas Jesus Cristo, cuja mãe é a mais singular da história, com certeza, pergunta com profundo amor: mulher, por que choras? Somente Ele conhece plenamente o coração das mães, por isso Ele pode dialogar com a dor e a lágrima de cada uma.