Mateus 25.21 – “O senhor respondeu: 'Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco, eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor!”.
Todos nós desejamos ter sucesso na vida. Mas, para a nossa sociedade materialista, ter sucesso, ser bem sucedido, é sinônimo de ganhar muito dinheiro. Quando alguém pergunta se uma pessoa vai bem, o “ir bem”, geralmente, significa perguntar se a pessoa está ganhando dinheiro, comprando propriedades e tendo prestígio. Ser bem sucedido, para a nossa sociedade, é, pois, ter dinheiro e fama.
Na realidade, a dificuldade econômica e financeira é um problema sério para a imensa maioria das pessoas do nosso tempo. E a razão não está, muitas vezes, no valor do salário que se recebe, mas na maneira como gastamos o nosso dinheiro.
O livro que melhor ensina como devemos gastar o nosso dinheiro é a Bíblia Sagrada. As suas lições são divinas, logo, são infalíveis. É na Palavra de Deus que estão escritas as mais sábias instruções de como somos bem sucedidos naquilo que estamos realizando.
Infelizmente, a nossa sociedade materialista vincula o que somos ao que temos. Geralmente, analisamos a vida e o sucesso das pessoas com as suas posses, o que foge totalmente dos princípios das escrituras, que revelam o que realmente nos faz vencedores e bem sucedidos na vida.
Na verdade, só entendemos o verdadeiro sucesso quando conhecemos a Cristo como nosso suficiente Salvador. O profeta Miquéias escreveu: “Ele mostrou a você, ó homem, o que é bom e o que o Senhor exige: pratique a justiça, ame a fidelidade e ande humildemente com o seu Deus”. (Miquéias 6.8). O homem que deseja ser bem sucedido necessita andar com Deus, humilhar-se e obedecer aos mandamentos do Senhor, arrepender-se de seus pecados e confessar sua fé em Cristo para o mundo.
Para sermos bem sucedidos segundo as Escrituras Sagradas, não precisamos ter grandes fortunas, não necessitamos ter prestígio ou coisa semelhante, contudo, precisamos ter um testemunho ilibado e uma conduta moral irrepreensível. Precisamos andar com a cabeça erguida, sem envergonhar o Nome de Jesus e nem a igreja em que servimos.
Ser bem sucedido, segundo a Bíblia, é ser um bom mordomo. O mordomo é aquele que administra negócios financeiros a ele confiados por outra pessoa. Deus é o dono de tudo e nós administramos aquilo que Ele nos dá. Nesse processo, precisamos ser fiéis, pois, quem no pouco é fiel, certamente desfrutará do muito. Ser bem sucedido é ser fiel a Deus.
Que Deus nos conceda graça para que em tudo o seu nome seja glorificado em nossas vidas. Que como homens de Deus possamos testemunhar do que realmente significa ser bem sucedido.