2 Coríntios 4.8-9 – “De todos os lados somos pressionados, mas não desanimados; ficamos perplexos, mas não desesperados; somos perseguidos, mas não abandonados; abatidos, mas não destruídos”.
Nós sabemos que não é fácil lidarmos com o desânimo. Todos os dias enfrentamos situações que abalam as nossas emoções e nos desestabilizam emocionalmente. Diante das ameaças da vida, o primeiro pensamento que vem à nossa mente é de que não podemos fazer mais nada e que devemos desistir de tudo. Para muitos, seguir em frente é algo até impossível, pois se imaginam impotentes e sem forças para prosseguir com os seus projetos e sonhos.
Em muitos momentos, por nos sentirmos ameaçados pelas lutas e provações que vivemos, os nossos projetos e desejos vão sendo deformados e deixados de lado. Esquecemo-nos da necessidade de lutar pelo que desejamos e de superar os nossos limites nas conquistas que almejamos. Todas as experiências de vitória e sucesso que alcançamos parecem desaparecer da nossa mente.
As impossibilidades nos dominam quando permitimos que impedimentos roubem os nossos projetos e nos impeçam de prosseguir com os planos que tanto desejamos. Por isso, devemos avaliar quantos desejos do nosso coração que pareciam reais e possíveis deixaram de ser concretizados por causa da nossa mentalidade estreita, limitada e sem persistência.
Se nos negamos a assumir os desafios que surgem à nossa frente, que tipo de vida teremos? Toda realização, grande ou pequena, começa com uma decisão. As decisões são necessárias e não podemos nos enganar de que podemos ficar paralisados pelo medo e pela incerteza se não nos posicionarmos e aceitarmos os desafios com perseverança e confiança de que Deus está conosco e que nos faz vencedores.
São as escolhas e não a sorte que determinam o nosso amanhã. Existem inúmeras pessoas que passam pela vida sem saber o que querem, mas com a certeza de não obterem tal coisa. Existem momentos em que precisamos escolher com firmeza o curso que seguiremos ou os incansáveis ventos das circunstâncias tomarão as decisões em nosso lugar.
Todos os dias surgem situações que parecem ser as mais difíceis de nossas vidas e ficamos imaginando que será impossível vencê-las, mas quando as superamos, entendemos que o mesmo Deus que esteve conosco no passado está agindo em nossos dias e que tudo vai terminar bem!
Precisamos seguir em frente, ouvindo a voz do Senhor e percebendo a nuvem de fogo que nos orienta. O Senhor nos convoca a não desanimarmos, a persistirmos, a seguirmos em frente, a perseverarmos, a não desistirmos e nem nos intimidarmos diante da provação que vivemos. Devemos confiar em nossa vitória!