Hebreus 11.34 – “Apagaram o poder do fogo e escaparam do fio da espada; da fraqueza tiraram força, tornaram-se poderosos na batalha e puseram em fuga exércitos estrangeiros”.
Não é fácil encontrar força para vencer os dias de batalhas que enfrentamos. Geralmente, quando estamos passando por situações difíceis, nos deixamos abater, nos cansamos de buscar saídas, tendemos a desanimar e ficamos exaustos e sem forças.
Nós sabemos que ninguém está isento de passar por dissabores e provações. A nossa condição humana já é, por si só, uma grande batalha. Cada um de nós, em algum momento da vida, já enfrentou situações que o fez desestabilizar e se apavorar diante de desafios e provações que viveu.
A verdade é que, em muitos momentos, a nossa história é marcada por lágrimas, lutas e provações. Contudo, não obstante nossas experiências comuns de batalhas, existem pessoas que, em meio às dificuldades, encontram força e determinação para vencê-las e outras, porém, se deixam abater, desistem e aceitam a derrota como natural. É triste, mas muitos se entregam ao pranto, à dor, e permitem que a força do pessimismo domine as suas mentes, sufocando sonhos e ideais.
Diante desse quadro, vem a pergunta ao nosso coração: como podemos enfrentar as batalhas da vida? Como podemos nos tornar poderosos na batalha? A melhor decisão que devemos tomar é continuar lutando. Enquanto estivermos vivos, enfrentaremos batalhas e provações. Desanimar diante dos desafios é declarar a derrota antecipada. Jesus nos adverte em João 16.33: “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”.
Todos os dias, ouvimos vozes que nos desestimulam. Vai sempre aparecer alguém nos mandando recuar e desistir. Como é difícil encontrarmos alguém que nos estimule a continuar lutando com perseverança. Geralmente, nos deparamos com pessoas com palavras negativas, que nos abatem e nos fazem sofrer.
Para tirarmos forças nas fraquezas e nos tornarmos poderosos nas batalhas, precisamos exercitar a fé e recorrer àquele que tem todo o poder. A nossa vitória vem do alto. Não podemos vencer as lutas da vida confiando na força do nosso braço. A promessa de Deus para nós é que Ele dá força a quem não tem nenhum vigor.
Ser poderoso nas batalhas da vida implica tomar a decisão de depender de Deus e não esquecer que nenhuma batalha é eterna. Tudo na vida tem um fim e, por mais difícil que seja o momento pelo qual você está passando, deve se lembrar que, em Cristo, somos mais que vencedores. Por isso, continue lutando e, sem desanimar, confie que o Senhor está conosco para nos fazer poderosos nas batalhas da vida.