“E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo”. (Ef 4.11-13)
O dia do Pastor Batista é comemorado no 2º domingo do mês de junho. Trata-se de um momento muito especial que devemos reservar para celebrar o cuidado e a confiança concedidos por Deus a cada escolhido Seu que cuida do rebanho como pastor.
"E vos darei pastores segundo o meu coração, que vos apascentem com ciência e com inteligência”. (Jr 3.15)
Somos gratos aos nossos Pastores Hércio, Alexandre, Elinaldo, Júlio e Morais, por exercerem a sua missão com tanto zelo e amor, muitas vezes renunciando ao convívio com a própria família para cuidar das suas ovelhas.
Sobre o Pastor Hércio, nosso líder espiritual colocado por Deus à frente da Igreja Batista do Lago há quase 19 anos para servir ao Rei e ao Reino, podemos afirmar que sua liderança carismática nos impulsiona e nos dá um exemplo tremendamente encorajador e inspirador do que significa continuar avançando rumo à maturidade.
Ser Pastor é influenciar com amor e verdade e fazer de tudo para levar a paz e envolver-se com a necessidade do próximo. Ser pastor é sentir-se só, mesmo com uma multidão à sua volta; é orar em secreto por tudo e por todos. Ser Pastor é atender a todos sem distinção, sem fazer acepção de pessoas – pois, diante de Deus, todos somos iguais. É não julgar pela aparência, é ser guiado pelo coração. É exortar com amor, sabedoria e humildade.
Ser Pastor não é criar uma reputação de carreira ilibada, mas dar testemunho de uma vida transformada. Ser Pastor é viver na dispensação da graça. E damos graças a Deus por dar à nossa igreja pastores com esses atributos.
A nós, ovelhas, cumpre-nos seguir fielmente a palavra que está escrita em Hebreus 13.17: “Obedeçam aos seus líderes e sejam submissos a eles, pois cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam‑lhes para que eles cuidem de vocês com alegria, não com descontentamento; caso contrário, isso não será proveitoso para vocês”. A igreja que tem o cuidado adequado com o seu pastor certamente receberá o galardão do Senhor!
Devemos orar pelas vidas dos nossos pastores e das suas famílias; devemos apoiar incondicionalmente suas visões e ministérios; obedecer aos seus direcionamentos; ser gratos com palavras e atitudes (pois um coração grato é um coração que honra e esta é, sem dúvida, uma das atitudes mais nobres que devemos exercer na vida); elogiá-los publicamente e no particular (porque elogiar é reconhecer o valor de alguém e do seu trabalho, é incentivar, motivar e fortalecer) – certamente essa é uma das ações que jamais pode ser abandonada quando falamos em honra.
Somos gratos a Deus pela vida dos nossos pastores. A dedicação deles ao ensino da Palavra de Deus e ao cuidado com cada membro da nossa igreja é admirável. A constante disponibilidade para ajudar e orientar tem sido fundamental para nos manter fortes, unidos, e para crescermos como corpo de Cristo.
“Senhor, obrigado pela vida de cada pastor da Tua gloriosa igreja. Pedimos que os abençoe e os fortaleça grandemente para que Tua graça, sabedoria e a unção do Teu Espírito Santo estejam sempre sobre eles e sejam esses homens de Deus, tementes a Ti e à Tua Palavra, para que assumam com grande amor, paciência, paixão, empenho, ousadia, intrepidez e responsabilidade a obra que lhes confiaste. Em nome de Jesus, Amém!”