Tiago1.2 - “Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações”.
A alegria vem não da dificuldade em si, mas do que Deus realiza através dela. A verdade é que não é natural passarmos por dificuldades, provações e problemas, e nos alegrarmos com eles. Será sempre estranho entender como alguém enfrentado lutas pode permitir que nasça em seu interior algum sentimento de prazer e alegria.
Acompanhamos a sociedade e sabemos que as grandes companhias gastam bilhões em pesquisas, mas ainda não descobriram uma fórmula que produza a alegria no coração dos homens. Os eruditos que escrevem sobre psicologia também não conseguem chegar ao ponto central para encontrar alegria e fazer com que os homens usufruam dela.
Constantemente, fico imaginando como reagiríamos se estivéssemos enfrentando as mesmas perseguições que as centenas de milhares de irmãos nossos enfrentaram, para os quais Tiago escreveu essa carta. Fica fácil olharmos a carta de Tiago apenas como leitor, difícil é nos enxergar nela. Na realidade, é muito complicado passar por provações e saber tirar motivos para ficar feliz.
Os cristãos fiéis, por vezes, não compreendem o porquê das provações e dos problemas que enfrentam – imaginem os que são incrédulos e andam longe de Deus! As pessoas acham uma grande injustiça da parte de um Deus amoroso permitir que os seus filhos sejam atingidos, abalados e sofram com os problemas e dificuldades da vida. Não podemos nos enganar, em muitos momentos, alguns acham que o sofrimento em si é, no mínimo, uma grande crueldade de Deus.
Imaginamos que devemos sempre buscar aquilo que nos oferece alegria e rejeitar o que de alguma maneira nos faça sofrer. Tiago, contudo, nos desafia a ter uma atitude totalmente diferente da que geralmente assumimos. Ele nos estimula a enfrentar as dificuldades da vida e aprender a tirar lições que gerem alegria e felicidade em nosso coração.
O Apóstolo Pedro certamente tinha a mesma percepção e atitude demonstrada por Tiago, quando nos ensina em 1 Pedro 1.6-7: “Nisso vocês exultam, ainda que agora, por um pouco de tempo, devam ser entristecidos por todo tipo de provação. Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado”.
Naturalmente, quem passa por sofrimento e provação tende a pensar que é um grande azar da sua parte ou mesmo que satanás está o atacando, mas Tiago e Pedro aprenderam com Jesus que a felicidade não depende das circunstâncias exteriores ou materiais, mas de uma atitude produzida pela ação do Espírito Santo em nossas vidas. O sofrimento é amargo, mas o fruto produzido por ele tem um sabor delicioso e uma qualidade inigualável. Que em meio as provações que vivemos possamos encontrar motivos para nos alegra e ficarmos felizes.