Hebreus 12.14 - “Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor”.
Como é importante saber que existe uma exigência bíblica para aqueles que desejam andar na presença do Senhor: ser santo! Só quem teve uma experiência genuína de conversão é que poderá entender o verdadeiro significado da santidade. Tanto a salvação como a santificação são obras da preciosa graça de Deus em nossas vidas.
A Santidade deve ser vista por nossa vontade de agradar a Deus. É um desejo de se amoldar a Deus com base nos ensinos da Sua Palavra! Viver de acordo com a Palavra de Deus deve ser uma atitude natural, contínua e relevante na vida do crente que busca a capacidade de manter-se "puro" numa relação de dependência ao seu Senhor.
Nós devemos buscar a Deus baseados em sua ação. Toda busca sem a ação de Deus resulta num esforço característico da mera religiosidade. A Palavra nos ensina que o empenho do nosso coração deve ser visto como uma "reação" ao que Deus já fez. Até a nossa busca intensa por Deus é uma atitude impulsionada por Ele mesmo! Aqui temos uma relação legítima de causa e efeito de quem vive para e em Deus.
A santidade é uma atitude que demonstra o nosso nível de comprometimento com Deus e com a sua Palavra. Sem a disposição de servir a Deus e de depender da sua direção, torna-se irrelevante o nosso esforço por ter uma vida de santidade que agrade a Deus.
Não podemos esquecer que todo pecado é um ato pessoal e responsável. O antídoto para o não cometimento de qualquer pecado está na própria dependência da ação de Deus! Deus nos concede a consciência de que, se eu pecar, irei entristecê-lo. O motivo de armazenarmos a Palavra de Deus em nosso íntimo é gerado pela operação da Sua santidade em nós! Não temos a capacidade de viver nenhuma santidade que agrade a Deus, sem que exista a sua ação em nossas vidas.
Deus não me faz apenas louvá-lo por seu ensino e por tudo o que Ele tem feito em meu favor, mas, me faz reproduzi-lo e proclamá-lo às outras pessoas. Quando buscamos uma vida de santidade diante de Deus, obrigatoriamente geramos em nós mesmos uma necessidade de reformulação constante em todas as nossas atitudes e comportamentos.
Uma vida de santidade é mais do que uma postura comportamental, é a ação soberana de Deus agindo em nossas vidas, mudando o nosso caráter e toda a nossa história. A noção aqui é a de alguém que se alegra de maneira indizível em seguir o padrão de Deus para a sua vida. Para esta pessoa, a orientação de Deus é mais importante do que qualquer bem ou aquisição material. Trata-se de uma pessoa que tem "alegria constante" na prática da vontade de Deus e que não troca tal satisfação por nada deste mundo.