“Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão: tema a Deus e guarde os seus mandamentos, pois isso é o essencial para o homem.” (Eclesiastes 12.13)
A busca pelo sentido da vida tem intrigado as pessoas por milhares de anos. Isso porque normalmente começamos pelo lado errado, queremos encontrar as respostas em nós mesmos. Nós fazemos perguntas voltadas para o nosso interior, como: “O que eu quero ser? O que eu deveria fazer com a minha vida? Quais são os meus objetivos, as minhas ambições e os meus sonhos para o futuro?”.
Ao contrário do que dizem muitos livros famosos, filmes e séries, você não irá descobrir o significado de sua vida olhando dentro de si mesmo; é provável que você já tenha tentado isso. Você não criou a si mesmo, logo, não há como encontrarmos as respostas que desejamos em nós mesmos, como seres criados que somos! Se eu lhe entregar uma invenção desconhecida, você não terá como saber sua serventia – nem a própria invenção terá a capacidade de lhe dizer. Somente o criador ou o manual do fabricante poderá mostrar sua utilidade.
Nós fomos feitos por Deus e para Deus! Enquanto não compreendermos esta realidade, a vida jamais terá sentido. É somente em Deus que descobrimos nossa origem, nossa identidade, o que significamos, nosso propósito, nossa importância e nosso destino. Todos os outros caminhos levam a um beco sem saída.
A verdade é que em muitos momentos não queremos admitir que a resposta que tanto desejamos está em Deus. Eclesiastes nos aponta o sentido da vida para o temor ao Senhor, pois só assim encontraremos a essência de quem somos.
Nós fomos feitos por Deus, e não o contrário; viver é deixar Deus nos usar para os Seus propósitos, e não usarmos a Deus para obtermos o que desejamos. A Bíblia diz em Romanos 8.5: “Quem vive segundo a carne tem a mente voltada para o que a carne deseja; mas quem vive de acordo com o Espírito, tem a mente voltada para o que o Espírito deseja”.
Quando nos voltamos para Deus, passamos a entender a vida com uma outra realidade. A carne nos limita a enxergar o que se encontra à nossa frente, mas o Espírito abre o nosso entendimento e nos faz ver o que naturalmente o homem não pode enxergar.
É preciso entender que em muitos momentos vamos encontrar pessoas que, embora não conheçam a Cristo, têm êxito na vida. Pode-se em geral ser bem-sucedido ao buscar uma meta, se houver concentração para o fim proposto. Mas, ser bem-sucedido e cumprir o propósito para sua vida são coisas absolutamente distintas!
Você poderia alcançar seus objetivos pessoais, tornando-se uma pessoa de sucesso pelos padrões do mundo, e ainda assim falhar em alcançar o significado para o qual Deus o criou.
A verdade é que precisamos de mais do que conselhos e orientações humanas. Precisamos que Deus abra os olhos do nosso coração e nos faça enxergar n`Ele a razão e o significado de viver!