“Logo a fé é pelo ouvir, e o ouvir a palavra de Cristo.” (Romanos 10.17)
Constantemente nos deparamos com pessoas questionando como obter ou mesmo aumentar a fé. A fé vem pelo ouvir a pregação da palavra de Cristo. Jesus é o autor e o executor da fé. Ao ouvirmos a palavra de Cristo expressa na Bíblia, com a ação do Espírito Santo, o incrédulo é vivificado pelo poder de Deus e levado a crer na pessoa de Cristo como seu Salvador e Senhor.
A fé é dom de Deus! A Palavra gera vida e dá fé ao ouvinte. Por alguma razão que foge a nossa razão, a Bíblia nos adverte que sejamos livres de todos os embaraços deste mundo e de tudo o que possa nos distanciar do Senhor. A fé cristã é uma completa confiança em Cristo, pela qual se realiza a união com o Seu Espírito, havendo a vontade de viver a vida que Deus aprovaria para nós.
A fé não é uma aceitação cega e desarrazoada, mas um sentimento baseado nos fatos da vida, da obra, do poder e da Palavra de Deus. É pelo ouvir da Palavra de Deus que as pessoas passam a crer, acreditam que Jesus pode transformar as suas vidas. É pelo ouvir a Palavra Revelada, viva, cheia do Espírito Santo de Deus, que o homem se arrepende dos seus pecados e reconhece Jesus como Senhor da sua vida.
Não podemos ver a fé como algo natural do ser humano. Se nós já nascêssemos com fé, então não estaríamos mortos em nossos pecados. Se a fé faz parte da natureza pecadora, com certeza a fé encontra-se poluída pelo pecado. Se o pecado é não crer em Cristo, como o incrédulo em Cristo pode ter a fé que tem Cristo como o seu Autor?
A verdadeira fé é um dom de Cristo, que precisamos receber e exercitar por meio da vida de Cristo. A fé não é minha, originalmente, mas se torna minha por dádiva divina. Não sei por que a fé não é de todos, mas sei que todos os que receberam o dom da fé, receberam-na como sua, segundo a medida que Deus repartiu a cada um.
A nossa fé deve ser operosa, não devemos guardar as nossas experiências com Deus como um patrimônio nosso. Deus opera em nossas vidas e, então, através do Seu agir, testemunhamos para o mundo.
A nossa fé precisa ser anunciada através da pregação do Evangelho de Jesus Cristo. Existe um clamor por socorro espiritual em nossos dias que só pode ser saciado com a proclamação da verdade do Senhor; o mundo anseia por respostas que demonstrem verdadeiros exemplos de uma vida de fé e esperança em Deus.
A fé genuína não se baseia em fatos, mas na certeza de um Deus que tem o controle e o domínio de todas as coisas, e mesmo aquilo que parece impossível para mim eu exerço a fé na expectativa de que vai acontecer. Que o Senhor possa aumentar a nossa fé através do conhecimento da Palavra de Deus.