A honestidade é um princípio que deve estar presente na vida de todo aquele que serve a Deus e deseja testemunhar da sua Palavra. É com grande tristeza que acompanhamos a sociedade dos nossos dias menosprezando a honestidade e deixando de lado os princípios invioláveis da verdade de Deus.
A Bíblia deixa claro que o Senhor não pactua com o erro e nem se associa com a desonestidade. A falsidade, a mentira, o engano e a hipocrisia têm marcado a nossa geração. Todos os dias somos surpreendidos por escândalos que revelam comportamentos desonestos entre os políticos, entre os empresários e até no ambiente eclesiástico.
Tenho certeza de que o motivo de tanta desonestidade está diretamente ligado à nossa ganância. Não medimos as consequências para ter o que desejamos e, por essa razão, permitimos que todo tipo de sentimento danoso contamine o nosso coração e nos leve a ter atitudes vergonhosas diante de Deus e diante dos homens.
É necessário sabermos que Deus não fecha os olhos para a desonestidade e para a corrupção. Ele não aprova o peso falso e a balança enganosa. Aqueles que enriquecem usando os expedientes escusos do engano, da mentira e da trapaça podem até escapar das leis dos homens, mas jamais escaparão do reto juízo de Deus.
O verdadeiro homem de Deus tem prazer em andar na correção, em falar a verdade e testemunhar a honestidade em todos os seus atos. Nós não agimos movidos pela influência deste tempo, não somos levados pela onda da moda, pois devemos preservar o nosso testemunho, mesmo quando não estamos sendo vistos, pois de Deus não se zomba!
O corrupto, o desonesto, nunca imagina que mais cedo ou mais tarde será descoberto em seus atos. Geralmente, toma atitudes e age impelido por sentimentos e desejos diabólicos. Toda pessoa contaminada pela ganância, pela avareza, pela ambição e pela cobiça está possuído por esses sentimentos.
É triste presenciarmos tanta desonestidade em nossos dias. É com tristeza que vemos muitos se aproveitarem da desgraça dos mais pobres para tirar proveito e sair com vantagens. É deprimente acompanharmos pessoas que tinham todos os motivos e razões para se comportarem dentro da correção, mas se deixaram levar pelo erro e foram jogados na lama.
Além de ser honestos, também precisamos parecer honestos em todas as circunstâncias! O procedimento que adotamos na vida faz toda diferença em nosso relacionamento com Deus. A honestidade é uma atitude que deve acompanhar a nossa vida nas grandes e pequenas situações. Precisamos testemunhar a verdade de Deus e o respeito ao próximo em todos os momentos que vivemos, pois os olhos do Senhor estão em todo lugar. Que Deus nos ajude a ser honestos!