Salmos 3.3 – “Mas tu, Senhor, és o escudo que me protege; és a minha glória e me fazes andar de cabeça erguida”.
Todos os dias, enfrentamos situações que querem nos fazer desistir e recuar diante das lutas da vida. Não é fácil seguir em frente de cabeça erguida, ainda mais quando as coisas a nossa volta estão fora do lugar e de controle. Lidar com as intempéries da vida é desafiador para todos.
A verdade é que estamos em constante batalha. Atualmente, nós não estamos lutando apenas contra o coronavírus, estamos lutando pela sobrevivência em suas mais diferentes dimensões. É uma guerra sem tréguas, travada contra adversários ferrenhos. São forças negativas que querem consumir toda nossa energia e capacidade de seguir em frente. São crises que nem temos como identificar as origens, mas fomos nós os escolhidos para passar por elas.
Nosso tempo está marcado por este clima de insegurança, incerteza e medo. Vivemos sobressaltados por não saber o que nos espera amanhã. Ficamos, sempre, imaginando qual será a próxima situação complicada que nos atingirá: Um problema de saúde? Um problema financeiro? Uma crise conjugal? Um problema familiar ou relacional? O que podemos viver que vai requerer de nós um esforço redobrado para mantermos a cabeça erguida?
Diante desse quadro, em muitos momentos, acabamos atingidos pelo desânimo. Vem sobre nós um enorme desejo de parar com tudo e, então, paramos de ter atitude que demonstre coragem. É como se uma nuvem carregada de apatia pairasse sobre a nossa cabeça. Sem reações, ficamos avaliando se realmente essa é a melhor atitude que devemos tomar. Aceitar a situação sem buscar saídas pode ser um sinal de que estamos longe de Deus e de suas promessas.
Certamente, ninguém que conhecemos saiu das situações embaraçosas quando permitiram que o desânimo e a apatia os dominassem. Esse comportamento só revela nossa fragilidade e nossas carências diante da vida e dos seu desafios. Ser indiferente às dificuldades não é a melhor receita para vencê-las. Precisamos reconhecer que as lutas da vida devem ser encaradas de frente.
Outro inimigo que nos persegue é o pessimismo. Esse mal terrível tem dominado o coração de muita gente. É triste quando acompanhamos alguém que, nas dificuldades, não consegue ver saídas e novas perspectivas. Enxerga apenas o problema e a derrota de muita gente. Precisamos aprender a erguer a cabeça em meio ao turbilhão de problemas pelos quais passamos todos os dias.
Em Isaías 40.29 está escrito essa promessa de Deus: “Ele fortalece ao cansado e dá grande vigor ao que está sem forças”. Saber que contamos com um Deus que nos fortalece e nos ajuda em nossas fraquezas nos enche de coragem para, em meio aos desafios e provações, seguir em frente de cabeça erguida. Não importa o tamanho de nossa luta, devemos crer que o Senhor lutará em nosso favor e nos concederá vitória.