Salmo 126.5 – “Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão”.
Nós passamos a vida semeando no solo da nossa existência. Semeamos com o sorriso sincero, semeamos com um olhar fraterno, semeamos com o aceno do adeus, semeamos com o abraço caloroso, semeamos com as mãos que acolhem, semeamos com as palavras, semeamos com o silêncio e semeamos com as lágrimas da tristeza.
Na experiência humana, se almejamos uma vida bem-sucedida em todas as áreas, precisamos aprender a semear boas sementes, observando a qualidade do solo e a maneira como a planta vai sobreviver às necessidades básicas para a sua existência.
Na vida, colhemos aquilo que semeamos. Desejar para si uma vida diferente implica, necessariamente, em mudar a atitude do nosso plantio. Precisamos entender que tudo o que plantamos vai voltar para a nossa vida em forma de colheita. Quem planta amor, esperança, alegria e fé, certamente, será beneficiado com uma colheita repleta de bênçãos para o seu viver.
Não podemos antecipar os benefícios da vida. A colheita só virá após o plantio da semente com os seus devidos cuidados contra pragas e situações que a ameaçam. Geralmente desejamos receber os prêmios antes da prova... Contudo, o princípio lógico da vida é plantar para depois colher.
No mundo da pressa, não queremos nos submeter à espera que nos é imposta. A urgência dos nossos dias deseja roubar essa verdade do nosso coração. O imediatismo é próprio dos que se precipitam na colheita, e os que colhem antes da hora não comem dos melhores frutos.
Não podemos nos esquecer da qualidade do solo onde lançamos as nossas sementes porque existem solos férteis e solos inférteis. Devemos ser criteriosos para não investirmos inutilmente. Não há dúvida que o melhor solo para plantarmos as nossas sementes é o solo do Reino de Deus. Essa semeadura nos trará uma colheita inigualável!
Diante dessa realidade, é salutar lembrar que nunca colhemos a mesma quantidade que semeamos, mas que colhemos muito mais do que plantamos. Nas situações da vida, não é diferente. As nossas boas amizades são fruto de um longo investimento de dedicação, atenção e tempo.
Para termos uma família saudável, necessitamos de um cuidado todo especial com cada membro para que todos se sintam assistidos e amados. Quem planta pouco fica sempre limitado a um resultado sem sucesso e sem abundância.
A nossa colheita será o resultado de tudo o que estamos semeando na história da nossa vida. Seja um bom agricultor! Disponha-se a semear a alegria, a paz e a gratidão, e esteja certo de que será grande a sua colheita!