Gálatas 6.6-10 – “O que está sendo instruído na palavra partilhe todas as coisas boas com aquele que o instrui. Não se deixem enganar: de Deus não se zomba. Pois o que o homem semear, isso também colherá. Quem semeia para a sua carne, da carne colherá destruição; mas quem semeia para o Espírito, do Espírito colherá a vida eterna. E não nos cansemos de fazer o bem, pois no tempo próprio colheremos, se não desanimarmos. Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos o bem a todos, especialmente aos da família da fé”.
Muitas leis regem o universo; leis físicas, químicas, biológicas, etc. Mas também há o que podemos chamar de leis espirituais. Conhecer sobre a lei da semeadura é fundamental para quem deseja viver as promessas e os milagres do Pai. O Supremo Agricultor estabeleceu princípios para que sejamos prósperos na vida espiritual, emocional, familiar e pessoal.
O sucesso na implantação de uma lavoura depende do uso de sementes de alta qualidade e de cuidados especiais no momento da semeadura. Deus estabeleceu princípios sobre como devemos conduzir a nossa vida e nos revelou a necessidade e a responsabilidade de semear para poder colher.
Desejar para si uma vida produtiva, implica necessariamente em passar por mudanças de atitudes. Precisamos atentar para tudo o que estamos plantando. Esta é a lei de Deus, e é inexorável: quem planta, colhe. Quando plantamos atitudes de compreensão, de amor, de perdão e de bondade, Deus é quem se responsabiliza por dar a colheita.
Plantarmos algo na vida de alguém, pode até parecer complicado e difícil, mas quando vier a recompensa, certamente entenderemos o quanto é maravilhoso participar da colheita.
A palavra de Deus nos ensina que na vida há um tempo certo para todas as coisas, um tempo para plantar e um tempo para colher o que plantou. Infelizmente, na maioria das vezes, queremos desfrutar da colheita sem que tenhamos semeado, ou sem nos preocuparmos com a qualidade da semente que estamos lançando no solo da nossa vida.
É complicado observar o quanto as pessoas estão preocupadas em participar da colheita, mas em contrapartida nada fazem para cultivar a terra, adubá-la e lançar a boa semente. Isso é impossível! O princípio é plantar para depois colher.
Se estamos colhendo hoje é porque alguém antes já plantou para nós. O agricultor que quer uma colheita, primeiro planta a semente na terra. A colheita vem depois. Pode demorar algum tempo, mas certamente virá o memento da alegria de poder colher.
Que o Senhor trabalhe a nossa semeadura e que possamos desfrutar de uma boa colheita no próximo ano, sem esquecer de que tudo o que nos espera amanhã é reflexo do que semeamos hoje.