Tiago 5.7-11 – “Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera. Sejam também pacientes e fortaleçam o seu coração, pois a vinda do Senhor está próxima. Irmãos, não se queixem uns dos outros, para que não sejam julgados. O Juiz já está às portas! Irmãos, tenham os profetas que falaram em nome do Senhor como exemplo de paciência diante do sofrimento. Como vocês sabem, nós consideramos felizes aqueles que mostraram perseverança. Vocês ouviram falar sobre a perseverança de Jó e viram o fim que o Senhor lhe proporcionou. O Senhor é cheio de compaixão e misericórdia”.
A realidade é que, em muitas situações que vivemos, nós teremos apenas duas opções: desistir ou perseverar. Diante das lutas e provações que vivemos vamos nos fazer sentir ameaçados pelos problemas e encurralados para tomar decisões que vão exigir de nós uma postura: se seguimos adiante ou se nos acovardamos diante das situações.
Observamos que, lentamente, talvez, muitos estão despertando para a perspectiva bíblica de que “não temos aqui uma cidade permanente, mas buscamos a que há de vir”. Estamos descobrindo que este mundo não oferece um reino inabalável, que somos peregrinos e forasteiros. Aqui passaremos por grandes inundações, epidemias e fome em vários lugares, coisas espantosas para todos nós.
Somos testemunhas de que sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão blasfemadores, desafeiçoados, cruéis, traidores e atrevidos. O mundo em que vivemos tem nos revelado a ação do inimigo das nossas almas em todos os âmbitos da sociedade.
Olhando esse quadro, presenciamos muitas pessoas abrindo mão das verdades de Deus e abraçando os conceitos estabelecidos pelos homens, como se fosse a melhor saída para as suas vidas. Estamos sendo bombardeados com todo tipo de ensino e doutrina que nos leva a renunciar à verdade de Deus em favor de falsas verdades, que tentam nos persuadir a segui-las e a elas nos submetermos.
Você já observou o quanto temos sido volúveis no cumprimento da Palavra de Deus? É lamentável, mas, no primeiro obstáculo que surge à nossa frente, já recuamos e renunciamos ao conhecimento de Deus.
A perseverança é um dom de Deus. Acordar e ser cristão logo de manhã cedo não é algo final e decisivo ligado à minha vontade, mas à de Deus. A perseverança é uma das mais belas e maravilhosas virtudes encontradas na vida cristã. Acredito que a perseverança é uma das características que compõe a base, a estrutura, e o alicerce para garantirmos o sucesso, alcançando todas as vitórias almejadas na vida cristã.
Precisamos ficar atentos quanto ao comportamento que temos adotado e despertarmos para a necessidade de perseverarmos no conhecimento de Deus e da sua preciosa Palavra. Renunciar à verdade das escrituras é negar Deus e ficar fora do seu propósito eterno.